/OTIMIZAÇÃO: Segurança Pública capacita servidores para gestão de convênios

OTIMIZAÇÃO: Segurança Pública capacita servidores para gestão de convênios

Sistema de Ficha Funcional desenvolvida pelo Itec é disponibilizado gratuitamente

POR Micheliny Tenório – Agência Alagoas

Na manhã desta quarta-feira (31), servidores públicos dos órgãos vinculados à Secretaria de Segurança Pública (SSP) participaram de uma capacitação sobre a gestão de convênios voltados para investimentos na área. O momento foi propicio para orientar os gestores sobre a correta condução dos contratos públicos, ampliando a capacidade técnica dos servidores e fortalecendo a transparência nos procedimentos.

“Vai facilitar o nosso manuseio das informações, com mais rapidez e organização, evitando rasuras. Será um trabalho mais limpo”. disse o assessor técnico executivo de valorização de pessoas Flávio Jackson, da SSP que recebeu treinamento.

Informações como datas de admissões, exonerações, licenças, férias e outras ficam disponíveis não apenas para os setores de valorização de pessoas responsáveis pelo gerenciamento dos recursos humanos, mas também para o próprio servidor, que pode solicitar sua ficha ao departamento de Recursos Humanos ou acompanhar, seus dados, visualizando o documento de maneira resumida no endereço fichafuncional.itec.al.gov.br, bastando apenas inserir seu CPF e clicar no botão “minha ficha”.

“Com a ferramenta, também é possível puxar relatório dos servidores que estão prestes a se aposentar ou dos que fazem aniversário em determinado mês. O sistema está pronto, porém, de acordo com as demandas e estudo dos órgãos que o utilizam, fazemos o pacote de atualizações dele, buscando sempre melhorá-lo” explicou o técnico do Itec, Renato Lôbo, responsável pelo treinamento.

Apesar das dificuldades enfrentadas com orçamento, o que levou o governo federal a suspender repasses de contrapartida para a realização de contratos, o governo estadual tem mantido convênios, entre seus órgãos, a exemplo do celebrado entre a SSP e o Detran para a construção de unidades do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) e para a manutenção do vídeo monitoramento em Maceió.

“Isto é possível porque o governo estadual autoriza a transferência de recursos entre os órgãos, ou seja, mantém serviços e projetos com recursos próprios”, destacou Resende ao informar que o gestor e o estado poderão responder por crime de improbidade administrativa, caso um convênio apresente erro em sua formalização.

Radiocomunicação digital

O sistema de radiocomunicação digital, que já foi implantado em regiões de Alagoas, é fruto de convênio com o governo federal. A contrapartida da União e o incremento do Estado irão permitir que Alagoas seja totalmente coberta com este serviço para o desenvolvimento das atividades policiais, garantindo uma comunicação sem interferências e um atendimento ágil para a população.