/Defesa Civil de Maceió inicia planejamento para enfrentar as chuvas do ano que vem

Defesa Civil de Maceió inicia planejamento para enfrentar as chuvas do ano que vem

Antecipação dos cenários climáticos permite o detalhamento das ações preventivas de enfrentamento ao período chuvoso

por Luís Eduardo Ramalho(estagiário)/Ascom Defesa Civil Maceió

Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC) monitora as condições do clima em Maceió em tempo real – Foto: Secom Maceió

A Defesa Civil de Maceió já iniciou a preparação para o período chuvoso de 2026, alinhando o monitoramento climático às ações preventivas que são executadas pelo município. Conforme análise do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Maceió (CIMADEC), o início do próximo ano deve permanecer sob influência do La Niña, fenômeno que pode favorecer a intensificação das chuvas no Nordeste.

“O fenômeno La Niña deve seguir atuando até o início de 2026, podendo migrar para neutralidade no primeiro trimestre. Há também indicativos de retorno do El Niño na segunda metade do ano, o que poderemos confirmar somente após as próximas atualizações”, explica o meteorologista Hugo Carvalho.

O técnico reforça, ainda, que o La Niña é apenas um dos fatores moduladores do clima e outros elementos também interferem nos volumes de chuva da região.

Previne 2026

Enquanto o monitoramento climático segue em tempo real, a Diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil (DPR) está estruturando o planejamento do Previne 2026, que inclui:

· Mapeamento detalhado de áreas suscetíveis a deslizamento e alagamento, com priorização de regiões críticas;

· Definição de pontos onde serão iniciadas obras de contenção, como muros de arrimo, drenagem profunda e estabilização de encostas;

· Programação de visitas técnicas integradas para atualização dos dados de risco e elaboração de projetos estruturantes.

Já a Diretoria Operacional organiza o conjunto das ações de campo que antecedem o período chuvoso, entre elas:

· Aplicação intensiva de lonas de proteção em áreas inclinadas e encostas vulneráveis;

· Realização de vistorias preventivas em diversas comunidades para identificação de novos pontos de risco;

· Solicitação da manutenção emergencial de estruturas de drenagem superficial e intervenções rápidas em locais com histórico de escorregamento;

· Suporte direto às equipes técnicas nos levantamentos e no acompanhamento de áreas monitoradas 24h.

A Defesa Civil de Maceió destaca que o Previne 2026 será lançado em breve, reunindo todas as ações preventivas planejadas para o ano e reforçando o compromisso com a redução de riscos na capital.