/Presidente da Câmara recebe Fecomércio para discutir criação de frente parlamentar

Presidente da Câmara recebe Fecomércio para discutir criação de frente parlamentar

Vereador Chico Filho confirmou que irá apresentar projeto para a reativação do grupo, com foco nas demandas do setor de comércio de bens, serviços e turismo

por Dicom/CMM

Foto: Pedro Sant

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (9) representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), para discutir a criação de uma frente parlamentar com foco nas demandas do setor. Também acompanhou o encontro o vereador Aldo Loureiro.

O objetivo da frente é ampliar a participação da instituição nas discussões do Poder Legislativo Municipal e pautar temas relacionados ao comércio, como fomento à atividade econômica, tributação, empregabilidade e infraestrutura.

Chico Filho confirmou que irá apresentar o projeto de criação da frente, que já existiu em mandados anteriores e da qual ele já fez parte. Para o presidente, a participação da Fecomércio nas decisões legislativas é legítima e importante, tendo em vista que representa 72% do PIB de Alagoas.

“É a principal instituição que representa o comércio, e o setor que mais emprega no Brasil, e aqui em Maceió. O objetivo é que ela possa participar das discussões de todos os projetos que dizem respeito ao comércio, ao turismo e aos serviços. Sempre busquei isso no meu mandato, e já vou propor a criação da frente, para que a gente possa aproximar a Câmara desta e de todas as instituições que representam as pessoas de Maceió”, pontuou.

O presidente da Fecomércio-AL, Adeildo Sotero, defende que a criação da frente parlamentar irá gerar benefícios para todos os alagoanos. “Ela busca a aproximação entre as demandas dos empresários e a atuação do legislativo para, a partir dessa ponte, auxiliar o desenvolvimento econômico. Com isso, ganha toda a sociedade, pois com o setor fortalecido, mais empregos são gerados e maior a circulação de renda”, ressaltou.

A assessora parlamentar da Fecomércio, Claudia Pessôa, citou ainda que a instituição pretende ter participação ativa nos debates junto aos vereadores. “Ter essa frente proposta e bem representada é bastante importante, porque amplia o ambiente de discussão, de proposição e de participação do empresariado de Alagoas, e aproxima o segmento dessa casa legislativa e dos interesses que ela representa”, afirmou.

O encontro também colocou em pauta temas como mobilidade, plano diretor e outros que impactam diretamente no dia a dia do comércio, como destacou a superintendente da federação, Francielly Rodrigues. “Esse momento teve o intuito de aproximar as relações institucionais e o poder público das necessidades do comércio. O principal motivo é a gente estar por dentro do que está sendo promovido para o comércio de Maceió e de todo o Estado”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo e o diretor de comunicação da Fecomércio, José Antônio Vieira e João Mousinho, além do diretor de comunicação da Câmara e do coordenador da Escola do Legislativo, Alexandre Lino e Rodolfo Barros.