Vereador Chico Filho confirmou que irá apresentar projeto para a reativação do grupo, com foco nas demandas do setor de comércio de bens, serviços e turismo
por Dicom/CMM
Foto: Pedro Sant
O presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (9) representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio-AL), para discutir a criação de uma frente parlamentar com foco nas demandas do setor. Também acompanhou o encontro o vereador Aldo Loureiro.
O objetivo da frente é ampliar a participação da instituição nas discussões do Poder Legislativo Municipal e pautar temas relacionados ao comércio, como fomento à atividade econômica, tributação, empregabilidade e infraestrutura.
Chico Filho confirmou que irá apresentar o projeto de criação da frente, que já existiu em mandados anteriores e da qual ele já fez parte. Para o presidente, a participação da Fecomércio nas decisões legislativas é legítima e importante, tendo em vista que representa 72% do PIB de Alagoas.
“É a principal instituição que representa o comércio, e o setor que mais emprega no Brasil, e aqui em Maceió. O objetivo é que ela possa participar das discussões de todos os projetos que dizem respeito ao comércio, ao turismo e aos serviços. Sempre busquei isso no meu mandato, e já vou propor a criação da frente, para que a gente possa aproximar a Câmara desta e de todas as instituições que representam as pessoas de Maceió”, pontuou.
O presidente da Fecomércio-AL, Adeildo Sotero, defende que a criação da frente parlamentar irá gerar benefícios para todos os alagoanos. “Ela busca a aproximação entre as demandas dos empresários e a atuação do legislativo para, a partir dessa ponte, auxiliar o desenvolvimento econômico. Com isso, ganha toda a sociedade, pois com o setor fortalecido, mais empregos são gerados e maior a circulação de renda”, ressaltou.
A assessora parlamentar da Fecomércio, Claudia Pessôa, citou ainda que a instituição pretende ter participação ativa nos debates junto aos vereadores. “Ter essa frente proposta e bem representada é bastante importante, porque amplia o ambiente de discussão, de proposição e de participação do empresariado de Alagoas, e aproxima o segmento dessa casa legislativa e dos interesses que ela representa”, afirmou.
O encontro também colocou em pauta temas como mobilidade, plano diretor e outros que impactam diretamente no dia a dia do comércio, como destacou a superintendente da federação, Francielly Rodrigues. “Esse momento teve o intuito de aproximar as relações institucionais e o poder público das necessidades do comércio. O principal motivo é a gente estar por dentro do que está sendo promovido para o comércio de Maceió e de todo o Estado”, disse.
Também estiveram presentes na reunião o diretor administrativo e o diretor de comunicação da Fecomércio, José Antônio Vieira e João Mousinho, além do diretor de comunicação da Câmara e do coordenador da Escola do Legislativo, Alexandre Lino e Rodolfo Barros.