Entre os últimos no ranking do Brasil, Estado governado por Paulo Dantas (MDB), despenca segundo índice CLP
por redação
Diferente das propagandas veiculadas pelo governo de Alagoas; nem tudo são maravilhas segundo esse levantamento. Estado caiu de 17º para 20º no ranking de competitividade. Estudo é elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e teve o resultado divulgado nesta quarta-feira (27), que analisou 100 indicadores distribuídos em 10 pilares temáticos.
Ao todo, Alagoas caiu três posições na edição deste ano, saindo de 17º para 20º no ranking, que leva em consideração os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Nessa 14ª edição do estudo CLP, no Nordeste, os estados do Rio Grande do Norte e Sergipe avançaram: RN subiu oito posições (de 24º em 2024 para 16º), SE subiu seis posições (de 18º para 12º).
Competitividade entre 15 estados: Alagoas de fora
Nesse estudo o CLP também divulgou o ranking dos 15 estados mais competitivos do país. Nesse caso, as regiões de destaque foram o Sudeste e o Centro-Oeste — ambos com quatro estados entre os 15 mais competitivos do Brasil. No Nordeste, apenas a Paraíba, Sergipe e Ceará. Veja a lista:
São Paulo
Santa Catarina
Paraná
Distrito Federal
Rio Grande do Sul
Minas Gerais
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso do Sul
Mato Grosso
Paraíba
Sergipe
Rondônia
Ceará
Rio de Janeiro
Ranking dos municípios: Maceió aparece em 194º
O CLP também produziu e divulgou os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025. Entre 418 municípios brasileiros escolhidos, Maceió aparece na distante colocação de 194º lugar. Esse estudo é feito com base nas cidades com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que representam aproximadamente 60% da população do país.