/Crianças atendidas pelo Ronda no Bairro prestigiam concerto de música erudita

Crianças atendidas pelo Ronda no Bairro prestigiam concerto de música erudita

Apresentação da Camerata Ero Dictus, no Projeto Quartas Eruditas, lotou sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro

por Alexandre Barbosa – Agência Alagoas

Crianças atendidas pelo Ronda no Bairro prestigiam mais uma edição do Quartas Eruditas – Foto: Alexandre Barbosa

Crianças que moram no bairro do Jacintinho, em Maceió, atendidas pelo Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, tiveram uma tarde diferente na quarta-feira (25). Os alunos de iniciação musical, assistidos pelo projeto Quartas Eruditas, puderam prestigiar mais uma aguardada apresentação da Camerata Ero Dictus, que aconteceu no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Com um repertório que foi do “Parabéns pra você” a “Jesus, Alegria dos Homens”, de Bach, e a condução didática do maestro Max Carvalho, os músicos fizeram com que as crianças permanecessem envolvidas do início ao fim do concerto.

Para alguns dos atendidos pelo Ronda no Bairro, a atração foi uma novidade, mesmo com o programa já tendo participado de outras edições do projeto. Foi o caso de Nicolas Henrique, de 13 anos, que visitou o teatro pela primeira vez.

“Eu nunca tinha vindo ao teatro ou assistido a um concerto. Também não conhecia a maioria dos instrumentos que eles usaram. Foi muito massa… Eu fiquei muito animado, porque música é uma coisa que eu aprendi a gostar com o Ronda. Já estou ansioso pelas próximas edições porque eu quero voltar outras vezes”, disse.

E mesmo quem já havia participado de edições anteriores se disse animado com o que viu, como o estudante Lucas da Silva, de 11 anos. Em entrevista, ele lembrou que a primeira vez que assistiu a uma apresentação da Camerata ficou surpreso e “encantado”. “Até hoje quando eu vejo é bom. É uma coisa que não cansa”.

O projeto Quartas Eruditas acontece uma vez por mês e, graças à articulação da equipe Social do Ronda no Bairro, que possui parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), os alunos do programa têm entrada garantida nas apresentações. “É uma forma de familiarizá-los com a prática da música e aperfeiçoar o senso artístico trabalhado todas as semanas durante as aulas de iniciação musical lá no Jacintinho. É importante que cada uma dessas crianças saiba que existe um mundo de boas possibilidades para todas elas”, afirmou a coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social, Áurea Vasconcelos.