Redação A Hora News
Um dos assuntos mais comentados nesta segunda-feira (15) é sobre a concessão do passaporte diplomático ao bispo Edir Macedo e sua esposa, Ester Bezerra, líderes da Igreja Universal do Reino de Deus.
O documento é emitido pelo Itamaraty e é renovado a cada cinco anos. Macedo recebe o passaporte com capa vermelha desde 2006, quando Lula era presidente, pois a lei passou a contemplar líderes de outras religiões.
O passaporte diplomático é oferecido a líderes religiosos com base no parágrafo 3º do artigo 6º do Regulamento de Documentos de Viagem anexo ao Decreto 5.978/2006. Desde 2011 tal documento é entregue aos líderes de várias religiões, antes disso o Estado brasileiro concedia apenas a altas autoridades da Igreja Católica.
Edir Macedo não é o único líder evangélico a receber este passaporte especial, nomes como o bispo Samuel Ferreira, missionário R.R. Soares, apóstolo Valdemiro Santiago e outros também já receberam este benefício.
Quem tem o passaporte diplomático tem o benefício de não pegar filas nos aeroportos e pode despachar suas bagagens primeiro. Em alguns países, esse documento também dispensa o visto.