Redação A Hora News
Segundo o Centro de Pesquisa Pew, as igrejas antigas estão diminuindo rapidamente nos Estados Unidos, cada vez mais liberais, essas denominações chegam a perder quase um milhão de membros por ano.
Sem fiéis, dezenas de templos estão sendo fechados, as denominações que mais perdem membros são: Igreja Metodista Unida, a Igreja Evangélica Luterana, a Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA) e a Igreja Episcopal.
O curioso é que há quase 20 anos, o bispo anglicano John Shelby Spong publicou o livro “Por Que o Cristianismo Precisa Mudar ou Morrer”, afirmando, como teólogo liberal, que as denominações teriam que abraçar o liberalismo para não morrerem com o tempo.
Todavia sua ideia estava errada e, enquanto essas igrejas perdem membros, denominações conservadoras crescem cada vez mais, como mostra o estudo chamado “Teologia importa: Comparando os traços de crescimento e declínio em Igrejas Protestantes”, pode ser lido na íntegra aqui, em inglês.
O diretor da pesquisa, David Haskell, observou que o estudo aponta como as igrejas que estão crescendo “se mantém firmes nas crenças tradicionais do cristianismo e são mais envolvidas em práticas como oração e leitura da Bíblia”.














