/Ronda no Bairro prende foragido da Justiça no Jacintinho

Ronda no Bairro prende foragido da Justiça no Jacintinho

Copom foi acionado para averiguar identidade de homem com atitude suspeita

por Ana Daniella Leite – Agência Alagoas

(Área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa e, desde o dia 4 de janeiro, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta – Foto: André Palmeira)

Foragido da Justiça, Wagner Alan da Silva, 24 anos, foi preso por policiais do Programa Ronda no Bairro, na noite de terça-feira (27), na Praça do Mirante do Jacintinho. Após abordagem de rotina e revista pessoal, a guarnição solicitou ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) a averiguação da identidade e foi constatado um mandado de prisão em aberto por roubo.

Os policiais encaminharam o homem para o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, para a realização dos procedimentos legais cabíveis, onde Wagner Alan ficou detido por infringir o artigo 157 do Código Penal, conforme mandado de prisão expedido pelo juiz José Braga Neto, em 2016.

Os agentes de proximidade do Ronda no Bairro não toleram o desvio de conduta e a prática de atos em desconformidade com a lei. Com isso, garante aos moradores, comerciantes e trabalhadores da região a tranquilidade necessária para desempenhar suas atividades.

Ronda no Bairro

O Ronda no Bairro é um programa do Governo de Alagoas e está sob a competência das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP); de Prevenção à Violência (Seprev); da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.

A implantação deste novo braço da segurança pública é integralmente realizada com recursos próprios, resultado do planejamento e do esforço do Governo do Estado para honrar com seus compromissos e, ainda assim, conseguir destinar recursos para investir em áreas essenciais da sociedade.

A área comercial do Jacintinho foi o marco inicial do programa e, desde o dia 4 de janeiro, 60 agentes de proximidade realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta em dois turnos de serviço. A população aprovou o sistema de segurança empregado.

E no último dia 10, o programa passou a atuar nas áreas comerciais do Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica. São 12 km de patrulhamento e 22 patrulhas, com 132 agentes de proximidade em dois turnos de serviço.