Com atividades educativas, testagens e atualizações técnicas, campanha mobiliza a cidade para fortalecer o diagnóstico precoce e o enfrentamento ao HIV
por Wilson Smith/ Ascom SMS
Campanha intensifica ações educativas e amplia o acesso à informação e aos serviços de saúde em Maceió. Foto: Ascom SMS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais, vem conduzindo uma agenda contínua de ações em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), especialmente o HIV e a Aids.
A programação teve início no dia 2 de dezembro, com uma ação de testagem rápida realizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Clínica O Caminho, pela manhã e, no mesmo dia, uma palestra educativa, no Ifal Poço, durante a tarde.
Em 4 de dezembro, as atividades seguiram com uma atualização voltada à equipe da Seprev, reforçando as estratégias de prevenção combinada.
A agenda continuou no dia 9 de dezembro, com o encontro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV (RNP+) no Sesc Guaxuma, consolidando a troca de conhecimentos e o alinhamento entre equipes e instituições parceiras.
Para a técnica da Coordenação de Infecções Sexualmente Transmissíveis da SMS, Tereza Carvalho, o foco deste ano está na divulgação e consolidação da prevenção combinada, alinhada ao tema da campanha: “Nascer sem HIV. Viver sem Aids”.
“Durante o Dezembro Vermelho, nossos esforços estão centrados em reforçar a importância da testagem precoce para o HIV. Para todas as pessoas com vida sexual ativa, é recomendado realizar o teste ao menos uma vez ao ano. PrEP e PEP também são pilares da prevenção combinada, assim como a testagem no pré-natal da pessoa que gesta e de sua parceria”, explica.
A coordenação destaca, ainda, que o acesso às tecnologias de prevenção, aliado à oferta de preservativos internos e externos e à assistência nos Serviços de Atendimento Especializado (SAE), fortalece a resposta municipal e contribui diretamente para a eliminação do HIV como problema de saúde pública.
Com atividades distribuídas ao longo do mês, a SMS reafirma seu compromisso em promover cuidado, ampliar o diálogo com a população e fortalecer políticas de prevenção e acolhimento para toda a cidade.














