Com trabalho da Juceal, consultorias contemplaram Anadia, Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Campo Alegre, Flexeiras, Paripueira e Satuba
por Hotton Machado – Ascom Juceal
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, administrada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), avança com a sua nova fase no interior do estado contemplando novos sete municípios com os trabalhos voltados para a evolução da legalização empresarial.
Durante o final do mês de novembro, Anadia, Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Campo Alegre, Flexeiras, Paripueira e Satuba foram as cidades que contaram com visitas para consultorias a fim de buscar uma maior utilização do Portal Facilita Alagoas, a integração entre os sistemas e a desburocratização na emissão de licenças e alvarás.
Entre as ações in loco juntamente aos servidores municipais, foram feitas a limpeza dos processos legados para licenciamento empresarial que estavam paradas, melhorias na formatação de documentos como inscrição municipal, alvará de funcionamento e alvará sanitário, além da verificação das empresas com registro ativo perante os municípios.
Nesse trabalho, há ainda a formatação do polígono de cada cidade a fim de permitir a consulta prévia de localização de forma automática. Com isso, é feito o mapeamento de cada cidade de acordo com as localizações e as atividades que possibilitariam riscos.
Para o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, a nova fase da rede tem dados passos largos em busca de um desenvolvimento do ambiente empresarial, sendo expandida além da região Metropolitana.
“O momento atual da Redesim é justamente de consolidação e modernização dessas integrações. Então nessas visitas nós estamos conversando sobre isso. Muitas vezes o município tem que usar dois portais, o municipal e o nosso portal, para assim manter os dois sistemas atualizados. Com essa integração, ele só vai usar um sistema, que se comunicará com o Portal Facilita Alagoas. Nós estamos modernizando todo o processo e estamos também estruturando todas as informações para deixar o município 100% integrado à rede”, explica.
Para Rosa Omena, diretora de tributos de Flexeiras, uma das cidades contempladas, as consultorias também trouxeram um otimismo para o registro de empresas no município. Atualmente Flexeiras conta com 495 negócios com registro ativo.
“Foi tudo muito construtivo. Foram dois dias em que tiramos dúvidas e nos aprimoramos, principalmente na parte de alvará sanitária, pois os técnicos estavam com dúvidas. Então a perspectiva é das melhores, pois o contribuinte tem facilidade com essa ampliação no sistema Redesim”, aponta.
Redesim fase 2
A nova etapa da Redesim no estado, chamada de Redesim fase 2, foi estabelecida no dia 19 de setembro buscando uma evolução do ambiente de registro e licenciamento no estado além das ações já promovidas em Alagoas.
Com ela, estão previstas a automatização das consultas prévias para as 102 cidades, criação de sistemas para municípios e entidades governamentais, melhorias dos serviços incorporados e integração total entre sistemas, o que permitiria que diversos documentos fossem automatizados, a exemplo da inscrição municipal, e a inclusão de novos alvarás.














