Município publicou no Diário Oficial o aviso de cotação para contratação de empresa especializada no certame
por Dicom/CMM
Foto: André Palmeira
Os vereadores de Maceió comemoraram o primeiro passo dado pela Prefeitura para a realização do concurso da Guarda Municipal, durante sessão desta quinta-feira (27), na Câmara. O aviso de cotação para contratação de empresa especializada no certame foi publicado no Diário Oficial do Município de hoje.
O vereador Allan Pierre disse que se trata de um concurso muito esperado entre os servidores e também por pessoas que já se preparam para entrar na instituição. Ele lembrou que há 25 anos não há renovação do quadro, o que se soma à aposentadoria de muitos servidores.
O parlamentar destacou que a instituição tem o potencial de fortalecer a segurança pública no âmbito do Município, fazendo mais do que a proteção do patrimônio público, e solicitou da Prefeitura que a Câmara possa acompanhar de perto o processo, para conhecer os prazos e quantidade de vagas previstas.
“Quero solicitar junto à Semge (Secretaria de Gestão) que a gente possa acompanhar como está sendo desenhado o edital. Esta publicação foi um gesto importante do prefeito JHC, mas queremos entender melhor qual é a perspectiva desse concurso. É preciso também aprovar a reestruturação da Guarda e garantir um plano de cargos e carreiras para esses profissionais”, afirmou.
O vereador Luciano Marinho disse que a quantidade de vagas precisa atender a demanda que se formou com o envelhecimento e aposentadoria da categoria, por isso ele entende a importância do diálogo entre Executivo e Legislativo antes da elaboração do edital.
O vereador Thiago Prado destacou que possui uma indicação para que o Município amplie para 100 o número de vagas em virtude do alto interesse público da Institução. “É um concurso muito almejado não só pelos servidores, mas pela sociedade alagoana. A Guarda deixou de ter somente o intuito de preservar o patrimônio público, mas agora se soma às políticas de segurança do Estado. Por isso é com muita alegria que a gente vê essa publicação”, citou.
Também fizeram considerações o vereador Jônatas Omena, que apontou a necessidade de concurso também para as áreas da Saúde e Educação, e o vereador Cal Moreira, que lembrou de situações frequentes em que os parlamentares recebem pedidos de reforço da segurança em unidades de saúde e escolas, que poderão ser atendidos com maior facilidade a partir da ampliação do quadro de guardas municipais.














