/Juceal define novas regras para comunicação de retirada de sócio por meio eletrônico

Juceal define novas regras para comunicação de retirada de sócio por meio eletrônico

Regras foram estabelecidas durante reunião do grupo de estudos técnicos da autarquia

por Júlia Lins – Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) estabeleceu, nesta quarta-feira (5), novas regras para a comunicação de retirada de sócio por meio eletrônico. Discutida durante a reunião do grupo de estudos técnicos da autarquia, a iniciativa busca padronizar a análise de processos empresariais e garantir mais segurança aos clientes.

De forma mais ampla, durante a reunião, foram analisados casos específicos que deram entrada na Junta Comercial a fim de estabelecer condições adequadas para o ato da comprovação de entrega da ação de retirada de sócios.

Nesse sentido, foram estabelecidas cinco formas de comprovar a legitimidade dos documentos de notificação de retirada após o prazo de 60 dias de comunicação:

Por meio de documento assinado pelo sócio remanescente, manifestando sua ciência e concordância;

Correspondência enviada ao endereço cadastrado do sócio, incluindo telegrama, correspondência registrada com aviso de recebimento (AR) ou envio por meio de instituição educacional;

Notificação por e-mail com o nome do sócio;

Captura de tela do WhatsApp constando a data da mensagem e o contato do sócio;

Com publicação de edital no Diário Oficial da União ou do Estado.

Dentre as pautas discutidas durante o encontro, foi analisado um caso de integralização de direito aquisitivo sobre imóvel futuro. Ficou definido que seria feita uma análise posterior a reunião do grupo para verificar se a declaração do cliente foi corretamente qualificada.

Além disso, ficou marcada para próxima quinta-feira (13) a próxima reunião da comissão de minutas com intuito de dar continuidade à aprovação de novos modelos de contratos.

O grupo de estudos técnicos da Junta Comercial se reúne mensalmente a fim de padronizar entendimentos sobre os andamentos e as análises dos processos empresariais registrados no estado. Ele é formado pelos setores de análise singular, análise colegiada, cadastro, suporte ao Facilita Alagoas e secretaria-geral.