Reconhecimento proposto pela vereadora Jeannyne Beltrão e o vereador licenciado Eduardo Canuto foi aprovado por unanimidade
por Dicom/CMM
Foto: Dicom/CMM
Os 120 anos do Colégio Marista Maceió e sua contribuição para a formação de milhares de alagoanos foram celebrados em sessão especial nesta terça-feira (18), na Câmara Municipal. O reconhecimento com Moção de Aplausos foi proposto pela vereadora Jeannyne Beltrão e o vereador licenciado Eduardo Canuto, e aprovado por unanimidade na Casa.
O Marista Maceió foi oficialmente inaugurado no dia 7 de fevereiro de 1905, com o nome Colégio Diocesano. Em 1914, mudou-se para uma nova sede, ampliou suas instalações e tornou-se um dos principais centros de educação de Maceió. Em 1960, passou a adotar o nome Colégio Marista e, em 1962, inaugurou a atual sede, no bairro do Farol. Compõe a rede Marista Brasil, com 100 mil estudantes em 96 unidades, sendo 33 delas escolas sociais gratuitas.
Para a vereadora Jeannyne Beltrão, o Marista é uma instituição de notória relevância histórica, educacional e social. Ela destacou a contribuição do colégio para a formação de cidadãos e para o desenvolvimento do Município.
“O Marista representa cultura, esporte e educação. São histórias que passam de geração para geração e que a gente leva para a vida toda. Em nome da Câmara, afirmo que é uma alegria receber essas pessoas aqui nesta manhã para este justo reconhecimento”, declarou.
O vereador licenciado Eduardo Canuto afirmou que a instituição possui um compromisso com a excelência acadêmica e com a ação social e formação cidadã e cristã. Para ele, a trajetória do Marista se confunde com a trajetória da Educação em Alagoas. “Celebrar o Colégio Marista Maceió é celebrar um legado vivo que continua a florescer em cada aluno, educador e família que partilha de sua missão”, afirmou.
O presidente da Câmara, vereador Chico Filho, também apontou o trabalho de inclusão realizado pelo colégio, hoje reconhecido por profissionais da área da saúde como referência no estado. Ele lembrou que, mesmo sendo uma instituição tradicional, continua em atualização e com grande número de estudantes.
“Para mim, é uma grata satisfação estar aqui nesse momento para homenagear o Colégio Marista, que vem há 120 anos formando homens e mulheres de bem. Quantas pessoas vocês formaram entre médicos, engenheiros, na classe política? O Marista, que é das escolas mais tradicionais do estado de Alagoas, consegue continuar se destacando, com um ensino de qualidade e com pessoas querendo estudar lá”, elogiou.
O deputado federal Marx Beltrão, ex-aluno, lembrou das dificuldades financeiras enfrentadas pela instituição há poucos anos e comemorou sua recuperação. Ele também aproveitou para destacar que o Marista é um colégio onde educação e valores andam lado a lado.
O diretor do Marista de Maceió, irmão Dener Rodrigues, agradeceu o reconhecimento pela Câmara e disse que a trajetória do colégio revela sua força na formação de lideranças comprometidas com o bem comum. “É um sentimento de profunda gratidão. Componho essa historia há pouco tempo, quatro anos, mas me sinto parte de todos os frutos, de tudo o que foi semeado e do que colhemos na sociedade alagoana”, agradeceu.
A sessão foi acompanhada por estudantes representantes de turma do Marista, eleitos em 2025 para representar os colegas.













