/Câmara entrega título de cidadã a três empresárias por contribuição ao desenvolvimento de Maceió

Câmara entrega título de cidadã a três empresárias por contribuição ao desenvolvimento de Maceió

Anna Paola Frade, Danielle Santoro e Cacilda Sampaio escolheram a capital alagoana para dedicar seu trabalho, e foram reconhecidas por unanimidade no Legislativo

por Dicom/CMM

Foto: Pedro Sant

A Câmara Municipal de Maceió entregou, nesta segunda-feira (24), o Título de Cidadã Honorária a três mulheres com importantes contribuições para a capital alagoana. Por iniciativa do vereador Samyr Malta, foram reconhecidas como maceioenses às empresárias, comunicadoras e influenciadoras Anna Paola Frade, Danielle Santoro e Cacilda Sampaio. A sessão teve também a presença das vereadoras Silvania Barbosa e Jeannyne Beltrão.

A trajetória de Anna Paola, mineira de nascimento, se encontrou com Maceió durante um trabalho realizado na cidade há cerca de dois anos. Apresentadora de televisão, editora de revistas e criadora de conteúdo na internet para mais de 54 mil seguidores, tem desempenhado papel de grande relevância na divulgação do Município em nível nacional. É casada com João Pimenta da Veiga Filho, ex-Ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso, mãe de João Pimenta da Veiga Neto e Pedro Frade Pimenta da Veiga, e avó de 12 netos.

A jornalista carioca Danielle Santoro chegou a Maceió há dez anos e adotou a cidade como lugar para morar e empreender. Fundou uma agência de comunicação na cidade, criou o portal Investindo Por Aí, voltado à valorização da economia nordestina e é ativista na causa animal. É neta de Manoel Duarte, alagoano natural de Delmiro Gouveia, e casada com George Santoro, ex-secretário de Estado da Fazenda e atual secretário executivo do Ministério dos Transportes.

A empresária Cacilda Sampaio, filha do empresário alagoano Geraldo Sampaio, nasceu na Paraíba, estado de sua mãe, mas construiu em Maceió sua trajetória pessoal e profissional. Graduada em Ciências Econômicas pela Ufal e em Direito pelo Cesmac, é sócia e diretora do Grupo Parque das Flores e da TV Alagoas, empreendimentos que geraram emprego e renda a centenas de alagoanos. Foi secretária de Habitação e Saneamento do Município, analista de contas do Tribunal de Contas do Estado e, atualmente, cria conteúdo na internet para mulheres 60 mais.

Para o vereador Samyr Malta, todas as homenageadas realizam um trabalho de relevância para Maceió e têm contribuído com o progresso do Município. “São três mulheres de notável valor, que escolheram nossa capital para dedicar seus talentos, sua paixão e seu trabalho. O título de cidadã honorária não é apenas uma formalidade, é o reconhecimento sincero de que, embora elas não tenham nascido em nosso solo, se tornarão filhas de Maceió, onde jamais será apagado seu legado”, pontuou.

Ele também falou um pouco da trajetória de cada uma: “Ana Paola se torna uma embaixadora de Maceió por fortalecer nossa identidade e abrir novas portas para o nosso desenvolvimento. Cacilda é uma geradora incansável de emprego, renda e desenvolvimento. Ela demonstra a força do empreendedorismo feminino e a capacidade de construir legados duradouros que impulsionam a economia e a sociedade na humana. E Danielle traz consigo uma bagagem profissional de atuação nas maiores agências do Brasil. Ao dedicar seu conhecimento à nossa capital, projeta Maceió para o futuro”, ressaltou.

Para a homenageada Ana Paola, ser reconhecida como maceioense é uma honra e um motivo a mais para valorizar e amar a cidade. “Vou falar dessa cidade e desse estado com um amor muito maior do que eu já falo. Desde o primeiro dia que eu vi Maceió, que é uma terra que encanta, eu me apaixonei. Conheci a Maceió que um turista não tem oportunidade de conhecer por inteiro, suas belezas naturais, históricas e culturais. O Brasil inteiro deve vir para cá, porque é maravilhoso”, afirmou.

Danielle Santoro disse que o sentimento é um misto de orgulho e gratidão, pelo acolhimento com que foi recebida pelos maceioenses. “Eu cheguei aqui com um propósito e esse propósito se transformou ao longo dos anos. Foi uma cidade que me acolheu com muito amor, e que me inspira todos os dias. E eu procuro contribuir sempre com as causas que eu acredito, como o bem-estar animal, o empoderamento das mulheres maduras e também o processo de comunicação das empresas. Receber esse título, para mim, que já me sentia maceioense, me deixa absolutamente orgulhosa”, declarou.

Cacilda Sampaio se emocionou com a homenagem e reforçou o compromisso de honrar o título dado pela Câmara de Maceió. “Hoje é um momento para mim de muita felicidade e também de muita responsabilidade, ao chegar aos 70 anos e receber esse título. Nasci na Paraíba, mas minha vida foi toda em Alagoas, sempre fui louca e apaixonada por esse estado, que acolheu não só minha mãe, como toda a sua família”, agradeceu.