/Polícia Federal deflagra operação contra fraudes previdenciárias em Alagoas

Polícia Federal deflagra operação contra fraudes previdenciárias em Alagoas

por Comunicação Social da Polícia Federal em Alagoas

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, oito quebras de sigilo bancário e determinado o afastamento cautelar de um servidor do INSS, por ordem da 4ª Vara Federal de Alagoas

Maceió/AL – A Polícia Federal, com apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social (NUINP), deflagrou nesta terça-feira (07/10) a Operação “ÁTROPOS”, para desarticular organização criminosa especializada em fraudes previdenciárias e lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, oito quebras de sigilo bancário e determinado o afastamento cautelar de um servidor do INSS, por ordem da 4ª Vara Federal de Alagoas.

O grupo, liderado por servidor do INSS, é suspeito de manipular o sistema da Previdência Social para conceder benefícios indevidos, alterar datas de requerimentos, gerar pagamentos retroativos e cadastrar falsos procuradores.

O prejuízo estimado à Previdência Social é de R$ 1.090.895,36, podendo ser maior, pois há benefícios fraudulentos ainda em vigor. As medidas foram cumpridas em Coruripe, Porto Real do Colégio e Arapiraca (AL).

Em Arapiraca, também foi lavrado Termo Circunstanciado contra um indivíduo que mantinha animais silvestres em cativeiro sem autorização.