por redação
Uma comissão de deputados da Assembleia Legislativa Estadual esteve nesta quarta-feira feira (24), na Câmara Municipal de Craíbas, para atender pleito de moradores do município que reclamam do excesso de poeira poluente, ruídos sonoros, tráfego intenso de veículos pesados, rachaduras nas residências e desvalorização dos imoveis nas proximidades da mina.
A mineração Vale Verde opera no beneficiamento de concentrado de cobre no município, a 5 km da sede da cidade.
No encontro desta manhã foram convidados pela comissão de deputados estadual os defensores públicos do Estado e federal, vereadores e representantes dos moradores.
Para o deputado estadual Sílvio Camelo (PV) se faz urgente o parecer de empresas especializadas e independentes para apresentar estudos de viabilidade na continuidade da Vale Verde explorar o minério.
Camelo recebeu uma denúncia que requer estudo e fiscalização em uma barragem próxima a cidade que é operada pela mineradora. O deputado chamou ainda a atenção para o futuro da região temeroso e preocupado para que não se repeta ali, os dias de perdas e sofrimento como ocorreu em Brumadinho, um dos maiores acidentes poluentes do mundo que danificou por anos o meio ambiente.
A comissão da ALE foi composta por Ronaldo Medeiros, autor do pedido, Sílvio Camelo, Ricardo Nezinho e Fernando Pereira.