por Ascom Cesmac
WhatsApp Image 2025-08-22 at 08.43.56
A professora Karina Barbosa Franco, mestre em Direito e professora do Cesmac , recebeu convite para participar do programa Iluminuras, da TV Justiça | STF, no dia 19 de agosto, em Brasília (DF). A docente abordou a segunda edição de sua obra Multiparentalidade: Uma análise dos limites e efeitos jurídicos práticos sobre o enfoque do princípio da afetividade, publicada pela Editora Fórum.
O livro traz uma reflexão aprofundada sobre a multiparentalidade no cenário jurídico brasileiro, analisando como o reconhecimento de mais de uma filiação impacta não apenas no campo legal, mas também na dimensão social e afetiva. A autora investiga os limites e as repercussões práticas desse instituto, defendendo que o princípio da afetividade deve ser compreendido como norteador das decisões judiciais em matéria de família.
Segundo Karina, a experiência foi indescritível: “A minha participação no programa como professora de graduação e pós-graduação do Cesmac e como advogada agrega uma enorme visibilidade sobre meu trabalho e minha pesquisa acerca da temática da multiparentalidade no Direito das Famílias e seus efeitos jurídicos em uma sociedade em constante transformação social”, destacou.
Além da gravação no Iluminuras, a docente também concedeu entrevista à Rádio Justiça, no programa Entretextos, onde reforçou a relevância dos efeitos jurídicos decorrentes do reconhecimento da multiparentalidade.
Durante a ocasião em Brasília, os professores Karina Barbosa Franco, Paula Falcão e Marcos Ehrhardt doaram exemplares de suas obras às bibliotecas do Supremo Tribunal de Justiça (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A participação dos docentes fortalece o compromisso em fomentar debates contemporâneos que enriquecem a produção intelectual e o pensamento jurídico no Brasil.