/Nutricionista do Restaurante Popular exalta trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade

Nutricionista do Restaurante Popular exalta trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade

No Dia do Nutricionista, Maria Isabel Gazzaneo, do Restaurante Popular de Maceió, fala sobre a alimentação saudável e nutritiva oferecida, a preços simbólicos, nas 11 unidades do programa

por Matheus Silvino/Ascom Semdes

Maria Isabel trabalha no Restaurante Popular há 12 anos – Foto: Allan César/Secom Maceió

“Eu atuo na Assistência Social de Maceió desde 2013 e quando cheguei na Semdes, como nutricionista, já obtive a missão de priorizar a funcionalidade do Restaurante Popular. Então, estudamos muito para que fosse criado um termo de referência que norteasse o funcionamento correto e adequado da unidade com alimentos adequados, cardápio variado e tudo que fosse necessário para que o equipamento funcionasse da melhor maneira possível. Analisando todos esses anos de muito trabalho, é muito gratificante, e me sinto honrada em contribuir, através da minha profissão, dando uma melhor qualidade de vida para as pessoas”, disse Maria Isabel Gazzaneo.

Maria Isabel é nutricionista e se formou em 1986. Ela acompanhou de perto a evolução da sua profissão, principalmente no âmbito da Assistência Social. Com 12 anos de atuação no Restaurante Popular, ela destaca a importância da fiscalização e elaboração nutricional para manutenção da unidade.

“Hoje, o Brasil segue a política federal com recomendações do guia de alimentação da população brasileira. Com o surgimento de alimentos processados, ultraprocessados, existem algumas condicionalidades que, com a evolução dos tempos, a gente precisa ajustar para garantir uma qualidade do alimento mais saudável. A cada 15 dias, é realizado um planejamento de novo cardápio com variedades de alimentos seguros e nutricionais para população. O caminho que a gente vem percorrendo até hoje é a cada dia melhorar essas condicionalidades na prática da segurança alimentar e nutricional. Então, o papel do nutricionista é muito importante porque ele, junto com toda a equipe técnica, fornece essas informações e subsídios para que a gente construa a referência do que a gente vai apresentar a nossa população dentro de um padrão de excelência”, explicou.

Neste domingo(31), é comemorado o Dia do Nutricionista no Brasil, uma data que homenageia a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas(ABN) em 1949. Segundo Isabel, embora a profissão sofra desafios, é um sentimento de honra trabalhar em prol da população que mais precisa.

“A profissão vem crescendo e sofre desafios. Eu me sinto muito honrada em ser nutricionista, gosto do que faço, acho muito importante, mas principalmente eu me identifico muito com essa área de trabalho para a nutrição voltada para população em situação de vulnerabilidade”, destacou.

Restaurante Popular

O Restaurante Popular é um dos grandes instrumentos do país para a garantia da segurança alimentar e nutricional para a população, e através deste equipamento, evidencia um grande passo do município na promoção da segurança alimentar e nutricional. Atualmente, Maceió possui 11 Restaurantes Populares, localizados no Centro, Benedito Bentes, Jacintinho, Tabuleiro do Martins, Levada, Vergel do Lago, Poço(Reginaldo), Clima Bom, Cidade Universitária e Ipioca.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar(Semdes), diariamente, são fornecidos 470 cafés da manhã e mais de três mil almoços por dia. Em 2024, mais de um milhão de refeições foram servidas e somente em janeiro de 2025.

As fichas para o café da manhã, no valor de R$ 1,00, começam a ser vendidas às 7h e dão direito a dois pães com manteiga, uma fruta da estação e um copo de café. As do almoço estão disponíveis a partir das 10h30. A quentinha do almoço, no valor de R$ 3,00, contém arroz, feijão, macarrão, proteína, sobremesa e suco. Em datas festivas, o cardápio servido aos clientes é especial.