/MARINHA ALERTA: 90% dos condutores de jetski não tem habilitação 

MARINHA ALERTA: 90% dos condutores de jetski não tem habilitação 

por redação

Foto: Capitão de Fragata, Rodrigo Ribeiro Gonçalves Garcia, comandante da Capitania dos Portos de Alagoas

Nesta segunda-feira (18), o comandante Garcia, capitão dos Portos em Alagoas, a convite da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), expôs sobre a cooperação técnica que a Marinha do Brasil presta aos municípios numa parceria para ordenamento de orla.

Praias e rios são fiscalizados pelo órgão que tem poder de aplicar advertências e multas aos que não cumprem as exigências marítimas.

Para o capitão dos Portos, sendo Alagoas um estado vocacionado ao turismo registrando 250 km de praias e 160 km de rio (São Francisco), não é coisa fácil estar em todos os lugares exercendo fiscalização com embarcações e motos aquáticas (Jetski).

O capitão da Marinha falou de alguns avanços nas parceiras com municípios e das competências de cada um dos entes, enfatizando a urgência para que municípios definam suas diretrizes no quesito Ordenamento de Orla, para que cada um cumpra o seu papel em proteção as vidas que buscam lazer em rios ou praias.

O comandante Garcia enfatizou ainda que Alagoas lidera o número de acidentes com jetski no Nordeste. – Há quem faça uso de embarcações sem o devido preparo, sem estar habilitado pela Marinha e há os que alugam caiaques, moto aquática e outros sem exigirem que os condutores estejam habilitados.

“Dispomos apenas de 4 equipes com cerca de 120 fiscais para atuar em 15 municípios nos 250 km de orla marítima. Todos os dias do ano. É impossível estarmos ao mesmo tempo em todos os lugares. Os gestores municipais são importantes na contribuição para alcançarmos as metas”.

Ele explicou que a Marinha dá suporte técnico e cabe aos municípios criarem em seus órgãos, gestores para o disciplinamento, sinalização nas praias e rios, autorização para navegação e treinamento para obter bons resultados.

O comandante foi questionado por secretários de turismo das cidades banhadas por mar e rio, recebeu elogios pela atuação buscando treinar e fazer parcerias, finalizou a reunião deixando a Capitania à disposição dos técnicos, agências, prefeituras e todos que fazem uso do turismo em Alagoas.