Encontro reforçou a integração de ações em prol do desenvolvimento da Primeira Infância em Alagoas e no Brasil
por William Makaisy / Ascom Cria
Encontro teve como objetivo fortalecer as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos em Alagoas
A Secretaria de Estado da Primeira Infância (CRIA) participou, na manhã desta terça-feira (19), de uma reunião estratégica com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em Recife (PE). O objetivo era alinhar prioridades e reforçar a cooperação para as políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos em Alagoas.
Durante a agenda, a CRIA apresentou as prioridades do Governo de Alagoas para a Primeira Infância, destacando os avanços alcançados nos últimos anos e os próximos passos para ampliar o alcance das ações.
Foi apresentado um panorama das creches já inauguradas, com destaque para o perfil das crianças atendidas e para o trabalho desenvolvido pela Secretaria. Também foram compartilhados os avanços na construção do Índice de Condições de Aprendizagem na Educação Infantil (ICAEI), fruto da parceria entre o CRIA e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além da implementação do Fluxo Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O momento foi marcado pela troca de experiências e pela construção de estratégias conjuntas, a partir da interlocução com a equipe do Unicef, que expôs suas principais linhas de atuação nas áreas de saúde, educação e proteção contra violências.
A reunião também abriu espaço para discutir o projeto Primeira Infância antirracista (PIA) e avaliar os caminhos percorridos até aqui, com foco no combate à prática racista que começa muitas vezes durante a primeira infância.
Para a secretária de Estado da Primeira Infância, Caroline Leite, o encontro serviu para aproximar ainda mais o Cria dessa organização tão importante para a promoção da primeira infância em âmbito nacional.
“Esse encontro foi uma oportunidade de reforçar a parceria entre o Governo de Alagoas e o Unicef em torno da Primeira Infância. Apresentamos as prioridades do Estado e, ao mesmo tempo, pudemos conhecer de perto as estratégias do Unicef, o que fortalece nosso compromisso de garantir às crianças alagoanas mais equidade, proteção e oportunidades de desenvolvimento integral”, disse.
A participação da CRIA reafirma o compromisso do Governo de Alagoas com a causa da Primeira Infância, em diálogo constante com organismos internacionais que compartilham da mesma missão de garantir equidade, proteção e oportunidades para todas as crianças.