/A espiritualidade de Paty Maionese

A espiritualidade de Paty Maionese

A Drag Queen que há 23 anos anima eventos em Alagoas, narra como se tornou Espírita

por redação

Imagens: Redes sociais 

A personagem é interpretada pelo humorista, ator, produtor cultural e ativista social, Robson Barros, que depois de passar por várias denominações religiosas, disse que se encontrou mesmo foi no Espiritismo.

Ele conta que a Paty Maionese é uma personagem que surgiu há 23 anos, convidada por uma amiga para animar  um antigo ‘chá de frauda’, atualmente ‘chá de bebê’. A partir daí profissionalizou-se e, hoje, apesar de todas as dificuldades, mas com muita persistência e resiliência permanece em atividade com sucesso levando a alegria paras as pessoas de Alagoas.

Falando sobre religião, Robson afirma que atualmente encontrou sua espiritualidade numa casa espírita, “onde faço o bem sem olhar a quem. E tem me ajudado a evoluir enquanto pessoa, além de melhorar cem por cento a minha vida e a minha saúde”.

Segundo o ator, a convivência entre as pessoas, mesmo com suas divergências, o ‘próximo’, tão ensinada pelos ensinos do Cristo é muito importante. “É muito bom a gente poder dá um afago, um carinho àquelas pessoas mais carentes, que vivem em estado de vulnerabilidade. E a gente tá aqui na casa espírita pra isso, pra acolher, pra dar amor”.

Indagado sobre quando ele foi tocado por esse chamado à espiritualidade, Robson lembrou o ditado que diz: “Quando a gente não vai pelo amor; vai pela dor” – Então, eu senti o chamado, porém existia um certo preconceito. Fui buscar, estudar e encontrei essa casa e me encontrei espiritualmente aqui. Há muitos anos estou aqui e é isso que escolhi pra minha vida-, afirmou Robson relatando que foi batizado como católico, depois foi evangélico; frequentou terreiros de umbanda até se encontrar no espiritismo.

Aí vem a pergunta: Uma Drag Queen pode ser espírita?

Pode. Pois o Espiritismo não condena a homossexualidade. ‘Alma não tem sexo’. Drag Queens são artistas, profissionais que se travestem; enquanto o espiritismo é uma doutrina filosófico-religiosa sem restrições à orientação sexual de seus seguidores. Assim, a religião ou crença de uma drag queen é uma questão pessoal, não havendo conflito inerente entre ser uma drag queen e ser espírita.

Conheça mais o trabalho da Paty Maionese nas redes sociais: @patymaioneseal