/Secretária Roseane Vasconcelos representa Alagoas no II Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem

Secretária Roseane Vasconcelos representa Alagoas no II Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem

Evento que reúne secretários de Educação de todo o país acontece em Barcelona, na Espanha, até a próxima sexta-feira

por Manuella Nobre / Ascom Seduc

Titular da Seduc debate em Barcelona temas como educação profissional e formação para gestores escolares – Foto: Nany Araújo / Ascom Consed

A secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, participa, até a próxima sexta-feira (2), de um encontro que acontece em Barcelona, na Espanha, reunindo diversas lideranças da política educacional. Trata-se da 2ª edição do Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem, que conta com uma vasta programação e cujo principal objetivo é debater temas voltados ao fortalecimento dos processos de gestão e inovação na aprendizagem.

Para a secretária, o encontro é mais uma excelente oportunidade de conhecer e compartilhar projetos inovadores visando, sobretudo, à melhoria da qualidade da educação na rede pública estadual.

“Temos avançado em todas as frentes e, portanto, poder compartilhar nossas boas práticas em mais uma grande troca de experiências é sempre muito gratificante e engrandecedor. É assim que aprimoramos cada vez mais o nosso trabalho. Afinal, o lema do governo Paulo Dantas é garantir um futuro de oportunidades para todos os alagoanos, o que só é possível por meio da educação”, avalia Roseane Vasconcelos.

Organizado pela Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o evento também conta com representantes do Ministério da Educação (MEC), além dos 27 secretários estaduais de Educação.

Serão cinco painéis até o encerramento do encontro, que vai reunir especialistas de vários países para uma ampla abordagem sobre diversos temas, a exemplo da formulação e implementação de políticas educacionais para a melhoria da equidade na educação.

As novas dimensões do processo de ensino e aprendizagem, as competências na gestão escolar e a microgestão pedagógica, os currículos alinhados às mudanças no mercado de trabalho e a formação de professores para atuação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) completam a programação de debates.

Além disso, os participantes também visitarão a Escola La Salle Comtal, reconhecida por desenvolver ações pedagógicas de educação integral e que, em 2010, obteve Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 – selo que atesta a qualidade na gestão em todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.