/Vereadores prestigiam solenidade de formatura da qualificação de guardas municipais na Associação Comercial

Vereadores prestigiam solenidade de formatura da qualificação de guardas municipais na Associação Comercial

Curso ocorre após 11 anos e ensinou participantes a intervirem em situações de distúrbio e o planejamento de operações

por Ascom PMM

A Câmara de Vereadores foi representada, na tarde de hoje, durante a cerimônia de formatura do Curso de Qualificação dos guardas municipais promovido pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social. O presidente Galba Nett(MDB), o vereador Fábio Costa (PSB) e a vereadora Teca Nelma (PSDB) prestigiaram a solenidade. A formação marcou também o primeiro investimento em pessoal, após uma década, conforme destacou o secretário, delegado Thiago Prado. O evento foi presidido pelo vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), que representou o prefeito João Henrique Caldas (MPSB), em virtude do nascimento de sua primeira filha.

“Mesmo num momento adverso com a situação mundial da pandemia, ainda temos uma cidade que vive uma grande catástrofe que é o afundamento dos bairros. Mexeu com toda a cidade, as famílias, os comerciantes e você gerenciar toda essa situação e em menos de seis meses está conseguindo trazer resultados e implantar um curso assim, isso faz com que a gente se sinta muito motivado a estarmos cada vez mais irmanados com essa máquina mais azeitada para que continue funcionando, além de trazer o orgulho ao alagoano ao maceioense de que está sendo bem representado”, destacou Galba.

A vereadora Teca Nelma falou a importância da formação que foi dada também para o acolhimento das mulheres vítimas de violência, uma vez que essa é uma realidade presenta na sociedade e que precisa ser enfrentada com o envolvimento de todos os segmentos, em especial os de segurança.

“Quando fiz a indicação do curso foi pensando nas mulheres do nosso município. Sofremos a violência do Estado quando nos nega direitos e a doméstica quando apanha dentro de casa e a violência pelas forças policiais quando é revitimizada quando vai denunciar”, lembrou Teca.

Conforme destacou Fábio, a formação ocorreu num momento em que também foram adquiridos novos equipamentos, porém, o investimento na equipe irá representar um melhor atendimento dos guardas municipais a própria população. “Nutro grande admiração pela classe dos guardas municipais. Mas, basicamente queria parabenizá-los porque esse trabalho não é fácil, por não haver valorização, há uma inversão de valores, há diversos setores apenas observando um único erro dentro de suas salas confortáveis, enquanto temos apenas um segundo para tomarmos uma decisão”, disse Fábio.

Já o secretário enfatizou que um treinamento como o que foi realizado não ocorria há 11 anos e que por esta razão é algo significativo para a tropa, o apoio a segurança da cidade e também para resguardar os profissionais que atuam no dia a dia. “A guarda fica muito mais capacitada para lidar com eventuais situação de conflito”, disse Thiago.

Durante seu pronunciamento, Ronaldo Lessa, lembrou que quando criou a Guarda Municipal, há 30 anos, em sua primeira eleição como prefeito da capital, ela tinha apenas o papel de cuidar do patrimônio público. “Hoje a guarda pela legislação tem funções muito maiores na sociedade e não poderia continuar como estava. Era um desperdício ter essa turma com essa capacidade e não utilizá-los a serviço da sociedade”, acrescentou Ronaldo.