Redação A Hora News
Legenda: Luiz Fux está há nove anos como ministro da Suprema Corte| Foto: Nelson Jr. / Divulgação STF
Nesta quinta-feira (10), o ministro Luiz Fux foi empossado como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2020-2022.
Na mesma ocasião, a ministra Rosa Weber foi conduzida ao cargo de vice-presidente das duas Casas. A cerimônia aconteceu com a participação de lideranças políticas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.
Também participaram desta reunião os presidentes do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz; os ministros da Casa; familiares e amigos mais próximos dos empossados.
De acordo com a chefe de gabinete do ministro Luiz Fux, Patrícia Neves Pertence, todas as precauções foram tomadas para garantir a realização da cerimônia. “Graças ao apoio da atual gestão e ao empenho dos servidores e colaboradores do Tribunal, seremos capazes de contornar os obstáculos impostos pela pandemia e, com responsabilidade e expertise, realizaremos uma solenidade à altura da Corte, dos seus ministros e de todo o Judiciário brasileiro”, destacou.
Fuz tem nove anos como ministro do STF, ao longo desses anos, ele emitiu mais de 77 mil decisões e despachos em diversos processos, muitos deles históricos, como os relacionados à pandemia de Covid-19, à extradição de Cesare Battisti e à legalidade dos aplicativos de transporte.