Redação A Hora News
Legenda: Dicas são perfeitas para quem está sentindo os efeitos da crise econômica | Foto: Pexels
Está com dificuldades em deixar a vida financeira em ordem? De fato, é complicado equilibrar os ganhos, os gastos e ainda fazer sobrar um valor para investimentos. Mas você não precisa ficar perdido, pois o especialista em planejamento financeiro Leandro Trajano irá te ajudar.
Ele listou três coisas que você pode e deve fazer ainda hoje para mudar as finanças, começando em ter hábitos que irão melhorar de forma significativa a forma como você lida com dinheiro. “Geralmente é por falta de conhecimento ou de tempo para se dedicar a olhar para os gastos, o que faz com que para ganhar mais dinheiro, se trabalhe mais”, explica ele.
3 coisas para fazer pela sua vida financeira hoje
Revisão do orçamento
Nem sempre para ter mais dinheiro, é preciso trabalhar mais. Dedique menos de uma hora do seu dia hoje para entender os seus gastos e analisar o que pode ser cortado ou diminuído – como a conta do pacote de TV que você quase não utiliza, pode de trazer uma sobra de dinheiro significativa.
Poupança possível
Muitas vezes queremos poupar, mas criamos metas acima das nossas possibilidades e logo no primeiro mês já desistimos. Aproveite que estamos no começo do mês e certamente seu salário acabou de cair e separe um pouquinho para o futuro – de R$ 20 a R$ 50 já ajuda.
A aposentadoria através do meio público não sustentará sua vida no futuro, a privada também não, então a união das duas certamente ajudará bastante.
Procure poupar e construir reservas o quanto antes, e ao olhar para uma previdência privada, fique de olho na taxa de administração, onde o ideal é que ela seja abaixo de 1% ao ano e 1,5% em alguns casos onde a composição tem um mix maior de Renda Fixa e Variável. Já a taxa de carregamento, procure uma 0% nos aporte mensais, extras e no inicial.
Se pague primeiro
Gastar menos do que ganha é essencial, mesmo que mais da metade dos brasileiros não faça isso. Seja diferente, seja o primeiro a receber de si mesmo.
Ou seja, antes de pagar suas contas tire a sua fatia do bolo e já guarde aquele valor de sua reserva, assim você garante um fluxo financeiro saudável.