Redação A Hora News
Legenda: No momento há 164 vacinas sendo desenvolvidas em todo o mundo | Foto: Pexels
Nesta segunda-feira (3) o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou que talvez nunca tenhamos uma vacina eficaz contra a covid-19.
“Não existe bala de prata no momento e talvez nunca exista”, declarou ele acrescentando que há muitos vacinas em fase de testes, mas que talvez nenhuma delas ofereça a proteção da forma esperada.
“Há preocupação de que talvez não tenhamos uma vacina que funcione. Ou que a proteção oferecida possa durar apenas alguns meses, nada mais”, declarou Tedros.
Segundo o jornal O Estado de São Paulo, há 164 vacinas sendo desenvolvidas em todo o mundo, sendo que 139 delas estão em fase pré-clínica e 25 em fase clínica.
Enquanto não é possível imunizar a todos, a OMS que países façam a identificação dos casos, rastreamento de contatos e isolamento de quem está infectado. Para indivíduos, recomenda o distanciamento social, a higienização das mãos com constância, o uso de máscaras onde apropriado e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
“Se fizermos tudo, se adotarmos uma abordagem abrangente, podemos mudar isso”, afirmou o diretor-geral.