Redação A Hora News
Legenda: A Globo segue como líder de audiência, mas suas concorrentes passaram a receber mais verbas do governo | Foto: Pexels
De acordo com uma reportagem publicada hoje na Folha de São Paulo, o governo federal reduziu em 60% a verba publicitária dada à Globo e outras emissoras.
Antes com 39% da verba, a emissora carioca recebe apenas 16%, mesmo sendo a campeã de audiência entre os canais de TV. A porcentagem representa uma redução significativa do que empresa da família Marinho recebeu em 2018, com o governo de Michel Temer, e em 2019, no primeiro ano de mandato de Jair Bolsonaro.
Em contrapartida, o valor gasto com a Record TV subiu de 31% para 43%, já o SBT que antes tinha 30% da verba, passou a ter 41%.
Questionada pela reportagem da Folha, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) alegou que a aferição do Ibope não é o único critério para distribuição da verba.
O órgão também considera o perfil do público de cada emissora e o custo das inserções. Ainda de acordo com a Folha, o Tribunal de Contas da União identificou falta de critério técnico na mudança da divisão das verbas oficiais investidas nas principais emissoras.