/Bispos da CNBB assinam carta contra governo Bolsonaro

Bispos da CNBB assinam carta contra governo Bolsonaro

Redação A Hora News

Legenda: CNBB na última assembleia em Aparecida-SP, no ano de 2019 | Foto: Divulgação CNBB

Um documento assinado por 152 arcebispos e bispos da Igreja Católica faz duras críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro frente a áreas importantes como educação, saúde e cultura.

O texto diz que o governo federal demonstra “omissão, apatia e rechaço pelos mais pobres”, que tem “incapacidade para enfrentar crises” e que demonstra “desprezo pela educação, cultura, saúde e pela diplomacia”.

A carta seria publicada na semana passada, mas foi suspensa para que o Conselho permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), fizesse uma análise. Porém, o documento acabou vazando para a imprensa neste domingo (26).

O texto fala sobre o uso da religião no discurso do presidente e da falta de postura de Bolsonaro. “Como não ficarmos indignados diante do uso do nome de Deus e de sua Santa Palavra, misturados a falas e posturas preconceituosas, que incitam ao ódio, ao invés de pregar o amor, para legitimar práticas que não condizem com o Reino de Deus e sua justiça?”, questiona.

A forma como o governo federal minimizou a pandemia do novo coronavírus também foi criticada pelos religiosos. ” Analisando o cenário político, sem paixões, percebemos claramente a incapacidade e inabilidade do governo federal em enfrentar essas crises”, diz trecho da carta.

Ao G1 a secretaria de comunicação da CNBB informou que o documento “nada tem a ver” com a conferência.” É de responsabilidade dos signatários”.

O Palácio do Planalto, por sua vez, disse ao G1 que não vai comentar o caso.