/Secretaria de Estado da Fazenda promove palestra sobre prevenção ao Suicídio

Secretaria de Estado da Fazenda promove palestra sobre prevenção ao Suicídio

Evento buscou conscientizar os servidores estaduais acerca do tema

por João Henrique Siqueira – Ascom Sefaz

Palestra aconteceu nesta segunda-feira (30) na unidade administrativa e no prédio sede da Sefaz – Foto: Ivo Neto

Pensando na integridade física, moral e psicológica dos servidores da instituição, a Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), por meio do projeto Aqui Sefaz Saúde, promoveu, nesta segunda-feira (30), uma palestra em alusão ao setembro amarelo.

A ação aconteceu no Bloco Administrativo Sílvio Carlos Viana, no bairro de Jacarecica, e no Prédio Sede, contando com a presença do Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (CAVIDA) e do grupo Acolha-me.

A coordenadora do projeto Aqui Sefaz Saúde, Ana Paula Carneiro, ressaltou a importância de debater o tema com os servidores, além de promover a saúde e o bem-estar. “Temos que proporcionar a valorização da vida e da saúde mental. Por isso, encerrando o mês do setembro amarelo, pensamos em trazer esse assunto, para pensar, refletir, conscientizar, com o objetivo de saber lidar com pessoas que demonstrem os sintomas”.

Uma das coordenadoras do Acolha-me, Hevany Braga, enfatizou sobre as formas da doença, o comportamento, e quais são os métodos adequados para lidar com esse tipo de situação. “O nosso propósito foi levar conhecimento e discussão para que as pessoas saibam identificar as características e possam ajudar. A palestra serviu para abrir os olhos, sensibilizar os servidores”.

Na ocasião, o assessor especial de Ética e Compliance da Sefaz, Rodrigo Bittencourt, fez uma breve explanação sobre o assédio moral e sexual, suas características e reporte.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.