/Plano Estadual de Políticas para as Mulheres será apresentado, nesta segunda, em audiência pública na Assembleia

Plano Estadual de Políticas para as Mulheres será apresentado, nesta segunda, em audiência pública na Assembleia

por Comunicação/ALE

O primeiro Plano Estadual de Políticas para as Mulheres de Alagoas será apresentado e discutido na próxima segunda-feira, 30 de setembro, às 15h, na Assembleia Legislativa, durante audiência pública proposta pela Comissão da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher da Casa, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (Cedim).

Discutido com a sociedade civil organizada em agosto deste ano, durante audiência realizada pela Semudh e pelo Cedim, no Centro Universitário Maurício de Nassau, o plano ficou disponível para consulta pública durante 30 dias. No encontro de segunda, o documento final será apresentado pela superintendente de Políticas para a Mulher da Semudh, Dilma Pinheiro, e pela presidente do Cedim, Olga Miranda.

Segundo Dilma Pinheiro, o planejamento é uma iniciativa do Estado para atender as principais reivindicações de todas as alagoanas, por meio da adoção de políticas públicas efetivas em várias áreas, como segurança pública, saúde e educação.

Durante a audiência, a assistente social Ana Pereira, mestra em Sociologia, fará uma análise da conjuntura e das políticas para as mulheres em Alagoas e, em seguida, a cientista política e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Luciana Santana, falará sobre o mecanismo de monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Presidente da Comissão da Mulher do Poder Legislativo, a deputada Jó Pereira destacou a importância do plano para garantir avanços em defesa dos direitos das mulheres. “Entendemos que esse plano será mais um importante e documentado instrumento de proteção das mulheres, norteando a construção de uma rede de apoio e ações há muito tempo necessárias e cobradas não só pelas alagoanas, mas por toda a sociedade”, analisou a parlamentar.

Ressaltando que a temática tem sido uma constante preocupação em sua atuação parlamentar, e uma bandeira assumida pela Bancada Feminina (composta por ela e pelas deputadas Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Ângela Garrote e Cibele Moura) na atual legislatura, Jó Pereira reforçou o convite para que o público feminino, gestores, representantes de conselhos, a sociedade civil como um todo e associações ligadas aos direitos das mulheres participem da audiência.

Por assessoria