Redação A Hora News
Legenda: Igreja na Holanda se transformou em academia |Foto: Trouw
Das 6.900 igrejas que existiam na Holanda desde 1800, um quinto já deixou de ser um espaço para adoração e se tornou em ambientes seculares, com fins diversos como bibliotecas, apartamentos, academias, museus, escritórios e outros.
A redução do número de fiéis tem feito com que igrejas católicas e protestantes busquem alugar ou vender seus imóveis, incluindo os prédios classificados como monumentos nacionais.
“Para os católicos romanos a igreja é sagrada, para os protestantes a igreja é útil”, explicou o jornal protestante holandês Trouw. “Como resultado, os católicos romanos estão mais relutantes em dar às suas igrejas uma função diferente”.
A previsão de igrejas vazias já era feita há dez anos, e acredita-se que outras milhares de igrejas terão o mesmo fim nos próximos anos. Para o jornal, que tem realizado pesquisas próprias, a reutilização em grande escala dos edifícios tem um grande impacto nas aldeias, bairros e cidades.