Redação A Hora News
Imagem: Hillsong Church, denominação neopentecostal que tem atraído milhares de fiéis
Segundo dados recentes anunciados no mês passado pelo National Churches Trust, hoje há mais igrejas no Reino Unido do que pubs. Os famosos “barzinhos” que atraem locais e turistas estão perdendo espaço para as igrejas em uma Europa cada vez mais secular.
Isso não quer dizer que as igrejas estão aumentando, pelo contrário, a pesquisa mostra a queda do número de igrejas, porém a quantidade de bares também está reduzindo.
Segundo Peter Brierley, que dirige a Brierley Consultoria, que realiza pesquisa destinada a fortalecer a liderança da igreja no Reino Unido, a secularização total não acontece por pelo menos dois motivos.
Primeiro, as pesquisas mostram que muitos dos que dizem que não têm “religião” ainda acreditam em Deus, oram e até mesmo lêem a Bíblia. Em segundo lugar, há realmente um crescimento substancial entre certos tipos de igrejas no Reino Unido, “tudo no contexto da promessa de Deus de construir sua igreja”, afirma Peter.
Segundo as pesquisas, as três maiores denominações do Reino Unido – anglicanos, católicos romanos e presbiterianos – estão decaindo rapidamente. No geral, seus números caíram 16% nos últimos cinco anos, os presbiterianos, os mais rápidos (abaixo de 19%). Dois outros grupos principais também estão em declínio, batistas e metodistas, mas eles são bem menores em tamanho.
As três principais denominações formam 60% dos membros da igreja, e os dois menores, outros 16%. Os membros remanescentes geralmente pertencem aos tipos de igrejas que estão tendo mais crescimento no momento – muitas das quais têm uma tendência pentecostal, variando de denominações fundadas por imigrantes e as conhecidas, como a Hillsong.
Seu aumento, embora significativo, infelizmente não é suficiente para compensar a queda entre as igrejas maiores, mas moderou o declínio geral, diz Peter.
Segundo Peter, alguns tipos de igrejas estão crescendo mais rapidamente em meio a mudanças demográficas no Reino Unido, entre as quais estão as igrejas imigrantes, igrejas da maioria negra e igrejas de missão reversa.