Evento acontece em Manaus e discute políticas públicas para atualização do Mapa do Turismo e fortalecimento dos municípios turísticos
por Thiago Tarelli – Agência Alagoas
(Evento promove debate sobre políticas públicas para a atualização de 2019 do Mapa do Turismo – Foto: Divulgação)
O último levantamento do Mapa do Turismo, elaborado pelo Governo Federal, elevou de 28 para 67 a quantidade de municípios turísticos em Alagoas, crescendo 139% e distribuindo o Estado em sete regiões. Visando fortalecer a atividade nestas cidades, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) participa do 29° Encontro Nacional dos Interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo que acontece em Manaus (AM) até o próximo dia 11.
O Encontro promove o debate acerca das políticas públicas para a atualização de 2019 do Mapa do Turismo, incluindo possíveis melhorias nos critérios de avaliação e classificação do mapa. A pauta também abrange a formalização das instâncias de governança, já em vigência em Alagoas, e a apresentação do Prodetur Mais Turismo, programa que irá dar mais oportunidades aos estados e municípios de garantirem recursos para melhorias no setor.
A assessora especial da Sedetur, Sandra Villanova, é a representante de Alagoas no encontro e conta da importância do debate entre os estados e Governo Federal.
“Poder discutir essas políticas públicas junto aos demais estados e Governo Federal nos dá a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com destinos que podem estar mais avançados, criando critérios para fortalecer e profissionalizar cada vez mais os municípios turísticos, integrando nossas regiões turísticas. Em Alagoas nós já fazemos esse trabalho com as instâncias de governança regionais, restando apenas a formalização dessas entidades, com criação de CNPJ, por exemplo. O nosso intuito é que, com base em novas diretrizes, possamos fortalecer ainda mais municípios do interior por meio do turismo”, explica a assessora especial Sandra Villanova.
Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, o encontro é essencial para que novas políticas públicas surjam e o trabalho de fortalecimento das cidades turísticas cresça.
“Nós temos novos 39 municípios no Mapa do Turismo, segundo a classificação de 2018. Por isso é tão importante que a articulação regional em Alagoas seja efetiva, em parceria com os executivos municipais e trade turístico, para dar condições para que estas cidades desenvolvam suas atividades turísticas. A troca de experiências proporcionada por esse Encontro Nacional é essencial nisso. O turismo em Alagoas não para de crescer, tornando-se o carro-chefe do crescimento econômico por meio da geração de emprego e atração de investidores, em especial em municípios menores que sofreram com a crise econômica principalmente no setor da indústria do açúcar”, argumenta o secretário Rafael Brito.