/Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde para comunidade no Jacintinho

Vida Nova nas Grotas leva ações de saúde para comunidade no Jacintinho

Moradores da Grota São Rafael receberam ações informativas e preventivas

por Fabiano Di Pace

(Ações de saúde beneficiaram os moradores da Grota São Rafael – Fotos: Carla Cleto)

A grota São Rafael, localizada no Jacintinho, foi mais uma comunidade contemplada com ações de saúde e cidadania ofertadas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em mais uma edição do Programa Vida Nova nas Grotas. Na ação, ocorrida nessa quarta-feira (21), Foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial e glicose, testes rápido para sífilis e HIV, além de vacinas para atualização do calendário de imunização.

Segundo a técnica de Políticas Transversais da Sesau, Elma Araújo, por meio de palestras foram repassadas informações sobre saúde bucal, Infecções Sexualmente Transmissíveis e controle do Aedes aegypti. Também foram distribuídos manguitos para proteger os braços dos motociclistas contra o sol. “A proteção contra raios solares nocivos é importante e pode prevenir graves problemas de pele, incluindo o câncer”, destacou Elma Araújo.

O supervisor de Endemias da Sesau, Antônio Reis, aproveitou a ação para levar informação à população sobre o combate e prevenção dos focos de reprodução do Aedes eegypti.

“O mosquito é responsável pela transmissão de diversas doenças, como a dengue, zyka e chikungunya. Por isso, a população deve continuar a fazer sua parte, evitando o acúmulo de água parada e colaborando com os agentes de endemias”, ressaltou.

Luciano dos Santos, morador da comunidade, aproveitou para aferir a pressão arterial e foi contemplado com um manguito. “Gostei da iniciativa. Espalhar conhecimento para o povo é importante para conter o avanço de diversos problemas”, declarou.

Já a jovem Aliane Lima levou sua sobrinha, Maria Helena, para atualização das vacinas. “Trazer esses serviços para próximo da comunidade é sempre bom e ajuda os pais e responsáveis a garantir a saúde e bem-estar das crianças”, reforçou.

Fonte: Agência Alagoas