Evento é essencial para o fortalecimento dos destinos turísticos alagoanos
por Thiago Tarelli – Agência Alagoas
(Encontro em Brasília contou com debates sobre a definição de produtos turísticos e elaboração de estatísticas sobre o desempenho do ramo – Foto: Ascom Sedetur)
Discutir parcerias e ações para fortalecimento dos destinos turísticos. É com esse intuito que a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) participa do 5º Encontro da Rede de Inteligência do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, em Brasília, capital Federal.
O evento tem o envolvimento de representantes do Ministério do Turismo (Mtur), do Sebrae (Nacional e estaduais) e de órgãos oficiais de Turismo das unidades da Federação do país, que compartilham experiências para orientar a promoção de localidades.
A representante de Alagoas, a assessora executiva da Superintendência de Turismo da Sedetur, Sandra Villanova, conta que o evento é uma oportunidade essencial para fortalecimento da promoção dos destinos alagoanos.
“Por meio da rede, é possível conhecer as novas tendências, ter acesso aos boletins de inteligência de mercado, podendo utilizar esse material para entender e melhorar as estratégias para fomentar o fluxo de turistas em Alagoas. Além disso, traçamos comparativos com os outros Estados, visando avaliar quais medidas foram mais exitosas na área. Com a expansão do nosso mapa do Turismo deste ano, aperfeiçoamentos como esse são essenciais para o fortalecimento da atividade nos mais de sessenta municípios turísticos alagoanos”, explica Sandra Villanova.
O encontro contou ainda com apresentações de técnicos do MTur que abordaram assuntos como a definição de produtos turísticos; ações de publicidade; o apoio a eventos geradores de fluxo turístico e à participação em feiras do setor; o Sistema de Informações sobre Destinos Turísticos (SIDTur) e a elaboração de estatísticas sobre o desempenho do ramo, além de palestras a respeito da promoção internacional do Brasil, da gestão de destinos inteligentes e de estratégias digitais.