por iG São Paulo
(Presidente Michel Temer aproveitou a viagem para conversar com o presidente da Argentina, Mauricio Macri
Beto Barata/PR)
O presidente Michel Temer esteve no Chile neste domingo (11) para participar da posse do novo presidente do país chileno, Sebastián Piñera . Após a cerimônia Temer afirmou que a aliança entre Mercosul e a União Europeia deve ser fechada em definitivo, depois de 19 anos de tratativas.
“Temos alguns pequenos pontos para ainda resolver, mas os chanceleres da União Europeia e do Mercosul vão se reunir muito proximamente […] nós talvez fechemos em definitivo o acordo Mercosul-União Europeia”, afirmou Michel Temer ao comentar que aproveitou a viagem para conversar com o presidente da Argentina, Mauricio Macri.
Temer disse ainda que conversou com o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, sobre um possível acordo do bloco formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela com a Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, México e Peru.
Leia também: Maia, Ciro, Marina, Bolsonaro e mais: Quem são os pré-candidatos à Presidência da República
Parceiro comercial
Em ocasião da posse de Piñera, o Itamaraty emitiu uma nota hoje, destacando a importância econômica que o Chile representa ao País, já que o Brasil é o principal destino dos investimentos chilenos, com estoque de US$ 31 bilhões. Os países são parceiros comerciais da América do Sul e, em 2015, assinaram o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e, atualmente, negociam acordos de compras governamentais e de serviços financeiros.
Ainda de acordo com o comunicado, o governo chileno é o segundo parceiro comercial do Brasil na região, mantendo um intercâmbio comercial da ordem de US$ 8,5 bilhões, em 2017.
“Brasil e Chile compartilham valores fundamentais como a promoção da democracia e a defesa dos direitos humanos. Os dois países também estão engajados no processo de aproximação entre Mercosul e Aliança do Pacífico”, afirma a nota. “O governo brasileiro reitera sua disposição em trabalhar com o novo governo chileno em favor do fortalecimento da relação bilateral e do aprofundamento da integração regional”, diz o texto.
Michel Temer participou da cerimônia de posse de Sebastian Piñera acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes. Eles devem voltar ao Brasil ainda neste domingo.
Fonte: Último Segundo – iG