/Gerenciamento e aplicação de recursos otimiza gestão prisional em Alagoas

Gerenciamento e aplicação de recursos otimiza gestão prisional em Alagoas

Seris investe em melhorias no cárcere com recursos do Funpen; Reuniões acontecem periodicamente para acompanhar evolução das metas

por Mayara Wasty – Agência Alagoas

(Primeira reunião do ano sobre o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) teve como objetivo acompanhar a aplicação dos investimos aplicados com os recursos recebidos – Fotos: Jorge Santos)

Com intuito de oferecer maior efetividade na execução das ações planejadas e transparência na apresentação dos resultados obtidos, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) realizou na terça-feira (27) a primeira reunião do ano sobre o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen). A ação tem como objetivo acompanhar a aplicação dos investimentos implantados com os recursos recebidos.

Os encontros acontecem quinzenalmente e reúnem gestores de diversos setores da Seris, que apresentam o panorama e andamento das ações. Desta vez, a coordenadora-geral da Governança Coorporativa, Poliana Santana, e a assessora de Monitoramento Setorial, Karina Gomes, também estiveram presentes.

A coordenadora-geral da Governança Coorporativa destaca que alcançar resultados é necessário planejamento. “Na governança, nosso papel é de incentivar as secretarias a manter boas práticas, monitorar aqueles resultados acordados e avaliar o andamento. Neste sentido, a Seris tem dado uma demonstração de planejamento, seriedade e cumprimento de prazo”, disse.

A assessora de Governança e Transparência, agente penitenciária Fabiana Santos explica que neste ano os encontros terão um novo formato. “Estão previstas seis reuniões com representantes de outros órgãos e Poderes. A primeira contou com a participação da Governança Corporativa do Palácio do Governador e as demais terão a participação do Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Contas do Estado e da União”.

O secretário de Ressocialização, coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, enfatiza a importância dos encontros. “Essas iniciativas promovem a geração de informações gerenciais para que os administradores públicos possam melhor planejar e monitorar suas ações. Desta forma, temos subsídios para tomar decisões relacionadas às políticas públicas implementadas”, finaliza.