Matheus Flores e Isabella Cerqueira, da Escola Afrânio Lages, competirão na natação; competição acontece de 16 a 25 de novembro
A partir desta quarta-feira (15), os amigos Isabella Cerqueira e Matheus Flores verão um de seus maiores sonhos se tornar realidade: eles representarão o estado de Alagoas na edição 2017 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), que acontecem de 16 a 25 de novembro em Brasília. Assim como Matheus e Isabella, outros 143 alunos atletas também embarcam para a capital federal neste feriado para concretizar este sonho.
Alunos da Escola Estadual Afrânio Lages, Isabella e Matheus são amigos na escola e no esporte, treinando juntos na equipe de natação do Cepa, onde colecionam títulos e se integraram a uma segunda família. Para compor o seleto grupo da natação que representará Alagoas em Brasília – que conta ainda com a participação de Ana Cecília Milhazes (SEB), Anderson Diogo Rego (Escola Estadual Moreira e Silva), Everson Rodrigues da Silva (Escola Estadual Moreira e Silva), José Ulisses de Souza Neto (Intensivo) e Antônio Henrique Rocha (Potencial) – eles tiveram que bater um índice estabelecido durante os Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal).
No caso de Isabella, a vaga veio, literalmente, por um segundo, visto que o índice estabelecido para a competição era de 33 segundos e ela nadou 32. “Estava bastante focada na competição, mas, mesmo assim, fiquei surpresa quando soube que havia batido o índice. Comecei a fazer natação para corrigir problemas de saúde e estou na equipe do Cepa há dois anos. Participar dos Jogos Escolares é um sonho, estou muito feliz”, conta Isabella.
Perseverança – Matheus, que vai competir nos 50 e 100 m peito, diz que o apoio de seus professores, que sempre acreditaram em seu potencial, foi importante para a conquista da vaga. “Sempre sonhei participar dos Jogos Escolares e agradeço a Deus e aos meus professores pelo apoio. Em Brasília, pretendo melhorar meu tempo e também lutarei para chegar a uma final”, fala.
Paralelamente aos Jogos Escolares, os jovens também encaram outro desafio: o acesso ao ensino superior. Conciliando a rotina de treinos com os aulões da escola, eles fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois últimos finais de semana. “Ter um sonho é uma coisa, persistir neste sonho é outra. Ser aluno e atleta não é fácil, mas estamos focados, conciliando os estudos e os treinos”, revela Matheus, que almeja uma vaga no curso de Educação Física.
O professor Luciano Villar, que integra a equipe de professores de natação do Cepa, não esconde o orgulho ao falar de Matheus e Isabella. “São jovens muito dedicados e que nos orgulham muito. Com certeza, representarão muito bem Alagoas”, afirma.
Números – Ao todo, quatro mil alunos atleta de todo o país competem nos Jogos Escolares. Alagoas será representada por 145 atletas, mas, quando somados os técnicos e oficiais, este número sobe para 172 pessoas.