/REINSERÇÃO: Trabalho de reeducandos beneficia instituições sociais em Piranhas e Delmiro Gouveia

REINSERÇÃO: Trabalho de reeducandos beneficia instituições sociais em Piranhas e Delmiro Gouveia

por Mayara Wasty – Agência Alagoas

Em mais um dia de ações da 8ª edição do Governo Presente, a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) fez doação de produtos confeccionados nas oficinas profissionalizantes da Fábrica de Esperança para a Comunidade Terapêutica Quebrando as Correntes e a Pastoral da Criança nos municípios de Piranhas e Delmiro Gouveia, respectivamente.

A comunidade Quebrando as Correntes funciona há sete anos e acolhe dependentes químicos, auxiliando em seu tratamento. Atualmente, a casa conta com 15 internos em recuperação e quatro ex-usuários que receberam apoio da instituição e hoje trabalham como missionários. Na instituição são ofertados acolhimento espiritual, laborterapia, educação, qualificações profissional com oficinas de artesanato.

Já a Pastoral da Criança promove o acompanhamento das mães durante a gestação realizando exames pré-natais e, após, o nascimento acompanha a fase de crescimento com pesagem, encaminhamento para medicina especializada, dentre outras necessidades básicas.

Jessé Cordeiro, pastor e presidente da comunidade terapêutica, explica que é da venda de lanches e dos produtos confeccionados nas oficinas que são arrecadados fundos para manter a instituição e agradece o apoio da Seris através das doações.

“Creio que a ressocialização possa, a partir de agora, nos trazer um novo leque de possibilidades, pois temos missões e propósitos parecidos: impactar, positivamente essas pessoas, para que não voltem a cometer os mesmos erros”, disse.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, coronel Marcos Sérgio de Freitas, destaca a importância da instituição no cuidado dos dependentes químicos e o benefício social dessa ação e da satisfação em doar produtos confeccionados nas oficinas do sistema prisional.

“Esse trabalho é muito importante para a gente, pois o que trouxemos aqui é fruto de um pequeno trabalho que eles [reeducandos] fazem no dia a dia. Vamos continuar ajudando e nos colocamos à disposição. Nasce aqui uma parceria”, afirmou.

Entre os produtos doados estavam: peças de xadrez, damas, lençóis, kits de enxovais para bebês, sabonete líquido, detergente, desinfetante, além de botijões doados pelos beneficiários do Núcleo de Acompanhamento de Alternativas Penais.