/Pastor da AD no Piauí comete suicídio após celebrar Santa Ceia de Ano Novo

Pastor da AD no Piauí comete suicídio após celebrar Santa Ceia de Ano Novo

Redação A Hora News

 

Nas primeiras horas do 1º de janeiro o pastor Machado, da Igreja Assembleia de Deus Campo do Jardim Europa, em Teresina (PI), se suicidou.

O caso aconteceu horas após ele ter celebrado a Santa Ceia no culto da Virada do Ano. De acordo com informações, o pastor realizou o culto, festejou com os membros da igreja e, ao chegar na sua casa por volta das 4:30h , ele foi ao banheiro e tirou a própria vida.

A notícia chocou a comunidade evangélica, sobretudo os pastores da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Piauí (Ceadepi), da qual Machado fazia parte.

Suicídio de pastores expõem necessidades da Igreja Evangélica no Brasil

O suicídio de pastores tem aumentado no Brasil, fazendo as igrejas despertarem para um tema que por muitos anos era tratado como tabu: a depressão entre os evangélicos.

O pastor Walter da Mata, pastor da Assembleia de Manancial de Sobradinho (DF) , missionário pela SEPAL, é um dos estudiosos sobre o tema e tem defendido a necessidade de cuidar dos pastores.

A SEPAL (Servindo Pastores e Líderes) foi uma das primeiras instituições evangélicas a abordar este tema e buscar apoiar os pastores no tratamento de doenças emocionais.

O pastor diz que é preciso identificar se o pastor está se isolando ou dando outros sinais de depressão e então procurar ajudá-lo.

“A mobilização para a formação de grupos de cuidado mútuo de pastores é uma proposta para fazer frente a dura realidade de quem não tem com quem ou onde partilhar suas inquietações e vulnerabilidades”, diz ele.