Com a iniciativa, o Estado reduziu o tempo-resposta às emergências, preservando vidas e reduzindo os custos
por Ana Beatriz Rodrigues / Agência Alagoas
Antes, o tempo de resposta para socorrer alguém em situação de emergência era um grande desafio – Foto: Agência Alagoas
Agilidade e eficiência. Palavras que definem bem o programa Salva Mais, que nesta semana completa um ano de atuação. O Salva Mais é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU, e tem como principal objetivo atender as ocorrências de forma mais rápida possível, salvando vidas e otimizando os recursos físicos e humanos. O programa promove também a integração das forças de operação durante resgates e serviços de emergência. Em um ano de existência, o Salva Mais realizou cerca de 19 mil atendimentos, tanto terrestres quanto aéreos.
O programa funciona integrando as centrais de atendimento do Samu e dos Bombeiros, permitindo que os atendentes sinalizem quais são os profissionais que devem ir até a ocorrência, organizando a logística, principalmente nas situações em que é necessário o uso de aeronaves. Assim, evita-se duplicidade nas ocorrências, diminuindo o tempo-resposta das equipes de resgate, evitando ruídos na comunicação.
Um dos resultados visíveis do programa é o aumento do número de vidas salvas, especialmente em comunidades mais vulneráveis e distantes. A agilidade entre a ocorrência e o atendimento médico é fundamental, principalmente no caso de acidentes graves, em que é necessária, por exemplo, atuação de mais de um tipo de atendimento.
“Celebramos um ano do programa Salva Mais, que tem transformado o atendimento pré-hospitalar em Alagoas. Esse programa foi pensado para integrar o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU, e o impacto dessa parceria já é visível na vida das pessoas. Não se trata apenas de números ou estatísticas, mas de pessoas que agora têm mais segurança e acesso a um atendimento de qualidade. O Salva Mais é, sem dúvida, uma conquista social e econômica para o nosso estado, e estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa transformação. Nada disso seria possível sem a atenção e o cuidado do governador Paulo Dantas, que acreditou no potencial desse programa”, afirma a coordenadora do Salva Mais, coronel Elaine Monteiro.
O programa já realizou 18.907 Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), sendo 12.241 primários, 3.489 APH secundários e 3.177 do Corpo de Bombeiros. Quando se trata de atendimentos feitos pelas aeronaves de Asa Fixa, foram 62 atendimentos, totalizando mais de 2 mil km percorridos.
Outro ponto importante do Salva Mais é a otimização dos recursos. Com as equipes trabalhando juntas, houve economia do dinheiro público. Neste período, o Estado economizou R$ 522 mil reais com viagens, e R$ 609 mil com a eliminação da duplicidade de atendimentos e desperdícios de recursos.
Expansão do Salva Mais para 2025
O futuro do programa é promissor. Para 2025, a perspectiva será a expansão para o interior do Estado, com a implantação da Central de Regulação Integrada em Arapiraca, levando atendimento qualificado a um número ainda maior de alagoanos. A frota será reforçada com guarnições mistas, compostas por bombeiros e profissionais do SAMU, e incluirá a aquisição de Viaturas de Intervenção Rápida (VIR), equipadas com militares do Corpo de Bombeiros, médico e enfermeiro do SAMU.
Além disso, será incorporada uma nova aeronave de asa fixa, ampliando a capacidade de transporte aeromédico e garantindo maior agilidade em casos críticos. No âmbito da capacitação, será implementado um calendário de treinamentos integrados para garantir que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer um atendimento de excelência.
Também está prevista a captação de recursos para o Estado, com habilitação de todas as viaturas e das centrais de regulação, que promoverá a aquisição de equipamentos conjuntos de atendimento pré-hospitalar (APH) e o fortalecimento das equipes.
“Hoje, o Salva Mais é um exemplo de como a colaboração entre instituições públicas pode gerar benefícios reais e duradouros para a população. Ao comemorarmos este marco, reafirmamos nosso compromisso com a melhoria contínua e a expansão do programa, com o objetivo de salvar ainda mais vidas e oferecer um atendimento de qualidade a todos os alagoanos. Que este seja apenas o início de uma trajetória de sucesso e avanços para o nosso estado”, afirma Coronel Elaine.