por Manuella Nobre – Ascom Seduc
Unidades de ensino prepararam programação especial para os estudantes – Foto: Valdir Rocha
O clima festivo contagiou grande parte das escolas da rede pública estadual nessa segunda-feira (10) com o retorno das aulas e início do ano letivo 2020. No Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), estudantes aproveitaram o momento especialmente preparado para eles.
Na Escola Estadual Teotônio Vilela, a gestão deu as boas-vindas aos familiares e aos 260 estudantes do Ensino Fundamental Integral. A alegria estava estampada nos rostos dos alunos, dentre eles as amigas Helissandra Nathalia, Williany Evelin e Raphaela Rodrigues. O trio já estudava na unidade e, agora, segue para o 9º ano.
“Estava muito ansiosa, não dormi direito. Estava com a bolsa arrumada desde sábado. Na escola é muito bom, a gente se distrai e aprende com as eletivas, em casa não faz nada. Eu recomendo esta escola”, afirma Helissandra.
O gestor geral, Cássio Costa de Lima, comemora os avanços implementados nos últimos anos. “Nosso desejo enquanto escola é que 2020 seja tão produtivo quanto foram 2018 e 2019, onde alcançamos metas significativas: a primeira é que não tivemos ninguém desistente, nem evadido, nem reprovado. Foram anos de aprovação 100%. Em 2017 alcançamos a meta estabelecida pelo MEC e agora, com o trabalho desenvolvido, acreditamos que também alcançaremos ou nos aproximaremos da meta estabelecida pela Seduc, de 6.1”, estima Cássio.
Acolhimento – Já a Escola Estadual Dom Pedro II, também ofertante de Ensino Fundamental nos anos finais, preparou uma programação de duas semanas de integração para receber e integrar os estudantes trabalhando as competências e habilidades da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este ano, a escola passa a oferecer o ensino integral a partir das turmas de 6º ano.
“Com o tema Gentileza e Alegria, trabalharemos durante este mês as competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes. A programação inclui gincana, oficinas carnavalescas, contação de história e brincadeiras para que possam se conhecer se integrarem”, adianta a gestora da unidade, Sandra Vanessa da Silva. Este ano, a escola conta com aproximadamente 500 estudantes.
As escolas de Ensino Médio também prepararam programação especial para estudantes. Na Princesa Isabel, ex-alunos apresentaram algumas disciplinas eletivas de teatro, artes plásticas, robótica e dança para os novatos. A escola de Ensino Integral Médio atende este ano cerca de 300 estudantes.