Visitas técnicas administradas pela Junta Comercial foram estabelecidas com a nova fase da rede no estado
por Hotton Machado – Ascom Juceal
Administrada pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas finalizou os trabalhos no ano com a conclusão de consultorias para 20 municípios alagoanos. Atalaia, Cajueiro, Capela, Pilar e Viçosa foram as últimas cidades que contaram com visitas técnicas.
Estabelecidos com a nova fase da Redesim no estado, definida com contrato assinado em setembro, os trabalhos direcionados aos municípios foram determinados durante workshop em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).
Nessa primeira etapa, foram contemplados essencialmente as cidades da Região Metropolitana. Além dos municípios visitados em dezembro, as ações foram estabelecidas em Anadia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Boca da Mata, Campo Alegre, Coqueiro Seco, Flexeiras, Jequiá da Praia, Maribondo, Messias, Murici, Paripueira, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos e Satuba.
Entre os serviços, houve a limpeza processos legados para licenciamento empresarial, as melhorias na formatação de documentos como inscrição municipal, alvará de funcionamento e alvará sanitário, e a verificação das empresas com registro ativo perante os municípios, além da formatação do polígono de cada cidade a fim de permitir a consulta prévia de localização de forma automática.
“É um trabalho essencial para o ambiente de negócios do estado, saindo do foco na capital e expandindo a desburocratização para o interior. Com essas visitas, não só o registro de empresas será simplificado, mas também o licenciamento, com acesso facilitado e ágil a licenças e alvarás. E, para o ano que vem, iremos além, expandiremos esse trabalho para outras cidades”, afirmou o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho.
Com os trabalhos promovidos em dezembro, foram observadas melhorias significativas na agilidade dos processos e na otimização do fluxo de trabalho. É o que aponta João Gabriel, servidor de Cajueiro.
“O uso do sistema Facilita, aliado à sua integração com o sistema do município, tem contribuído para tornar as rotinas mais eficientes, reduzindo o tempo de execução das demandas e proporcionando maior organização e segurança nas informações. A perspectiva é de uma redução ainda mais significativa no tempo de abertura de novas empresas no município. Com a implementação do zoneamento urbano e rural, espera-se maior segurança jurídica e desburocratização dos processos”, adicionou.
Redesim fase 2
A nova etapa da Redesim no estado, chamada de Redesim fase 2, foi estabelecida no dia 19 de setembro buscando uma evolução do ambiente de registro e licenciamento no estado além das ações já promovidas em Alagoas.
Com ela, estão previstas a automatização das consultas prévias para as 102 cidades, criação de sistemas para municípios e entidades governamentais, melhorias dos serviços incorporados e integração total entre sistemas, o que permitiria que diversos documentos fossem automatizados, a exemplo da inscrição municipal, e a inclusão de novos alvarás.














