por Letícia Arraes- Ascom TCE-AL
A coordenadora do Programa Nacional da Transparência Pública (PNTP) no ciclo 2025, Cláudia Oliva, Auditora de controle externo do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), realizou, na última quarta-feira(3), a entrega oficial dos resultados do programa ao presidente da Corte, conselheiro Fernando Toledo.
Durante o encontro, foram apresentados os principais dados do desempenho de Alagoas no PNTP 2025, com destaque para a expressiva adesão das unidades gestoras, que alcançou 84%, representando um crescimento aproximado de 30% em relação ao ciclo anterior. O resultado evidencia o fortalecimento do programa no Estado e o maior engajamento dos entes públicos com a transparência ativa.
Outro ponto relevante foi o avanço do índice geral de transparência do Estado, que chegou a 50,29%, registrando um crescimento de cerca de 19% em comparação ao ciclo anterior e promovendo Alagoas do nível Básico para o nível Intermediário na classificação da transparência pública.
Cláudia Oliva destacou ainda o rigor técnico do trabalho desenvolvido pela equipe responsável, ressaltando que 100% das autoavaliações realizadas pelas unidades gestoras foram validadas pelo TCE/AL, assim como todas as manifestações e recursos interpostos pelos entes avaliados foram devidamente analisados e respondidos, reforçando o caráter colaborativo, pedagógico e indutor do programa.
O presidente Fernando Toledo enfatizou a importância dos resultados alcançados e reafirmou o compromisso do Tribunal de Contas de Alagoas com o aprimoramento contínuo da transparência pública, da governança e do fortalecimento do controle social no Estado.












