por Júlia Marques – Ascom TCE/AL
O Tribunal de Contas de Alagoas realiza, nesta segunda-feira (6), em seu auditório, mais uma edição do Corregedoria Day 2025. Promovido pela Corregedoria-Geral e Escola de Contas, este ano o tema escolhido foi “Promoção da Saúde Mental no Tribunal de Contas”, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar de seus servidores e colaboradores.
O evento iniciou com belíssima apresentação do coro Contas e Cantos, coordenado por Sidilene Cavalcante, regida pelo maestro Gustavo Campos Lima e ao piano Esly de Albuquerque Pereira.
Seguindo a programação, a médica psiquiátrica Jordana Farias palestrou sobre “Transtornos mentais relacionados ao trabalho: diagnóstico e tratamento”, seguido pelo médico especialista Adalberto Gomes, que abordou sobre “Adoecimento mental no ambiente de trabalho”.
O evento visa fortalecer uma cultura organizacional mais saudável, promovendo o autocuidado, a empatia e práticas que contribuam para a qualidade de vida no serviço público. “O gestor tem que entender e observar quando o funcionário está precisando de socorro. A rede de apoio dentro do trabalho é fundamental, algumas adaptações podem ser feitas. Tudo isso é muito importante para diminuir esses riscos que estão fazendo os trabalhadores se afastarem cada vez mais”, destacou a psiquiatra Jordana.
O momento de diálogo e reflexão sobre os desafios da saúde mental no ambiente de trabalho foi seguido pela mesa redonda, composta pelo diretor-geral Daniel Bernardes; pela diretora de Recursos Humanos, Marta Varallo; a presidente da AudTCE/AL, Patrícia Barros, e mediada pela coordenadora da Corregedoria, Marina Calheiros.
QUESTIONÁRIO
Como parte da iniciativa, o Tribunal de Contas ressaltou a importância de responder o questionário anônimo elaborado para compreender melhor a realidade emocional e psicológica no ambiente de trabalho do TCE/AL. A participação é fundamental para estratégias sejam desenvolvidas de forma mais efetiva, respeitosa e alinhada às necessidades reais dos servidores.