Doações integram uma programação do estado voltada ao fortalecimento das ações em prol da pessoa com deficiência em Alagoas
por Daniel de Oliveira / Ascom Semudh
Muletas, bengalas e cadeiras de banho foram doadas para entidades que atendem pessoas com deficiência, promovendo inclusão e acessibilidade – Foto: Ascom / Semudh
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), contemplou instituições que atuam em benefício da pessoa com deficiência nas cidades de Maceió e Delmiro Gouveia, com a entrega de mais de 130 de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPM). As doações foram feitas entre os dias 7 e 11 deste mês. Na oportunidade, foram entregues pares de muletas canadenses e axilares, bengalas de quatro ponteiras e tipo “T”, andadores e cadeiras de banho.
Em Maceió, cinco entidades foram beneficiadas: Associação Famílias de Anjos do Estado de Alagoas (AFAEAL), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Hemofílicos de Alagoas, Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE) e a Associação dos Cadeirantes do Estado de Alagoas (ACEAL). E em Delmiro Gouveia, a Associação dos Deficientes Físicos de Delmiro Gouveia (ADEFIDEG) foi contemplada.
A secretária de Estado da Mulher e Direitos Humanos, Maria Silva, disse que a ação assegura à comunidade PCD do Estado uma boa qualidade de vida. “A promoção e garantia da acessibilidade e da inclusão, que são direitos fundamentais e basilares da pessoa humana, são duas das principais missões da Semudh”, disse.
A presidente da AFAEAL, Alessandra Hora, salientou a importância do alinhamento do poder público com as instituições civis para o benefício da comunidade PCD. “As OPMs trazem qualidade de vida e locomoção para que as pessoas atendam os anseios delas. Então é muito importante cada dia mais que as instituições venham ser atendidas com a entrega das OPMs para seus assistidos”, explicou.
Já Cícero José dos Santos, conselheiro da ACEAL – instituição atendida pela ação, explicou que a doação será importante para atender a demanda de deficientes que vivem nas regiões circunvizinhas da Associação de Cadeirantes, localizada no bairro do Benedito Bentes. “Vai nos ajudar muito aqui na área do Biu e pessoas de outros bairros que vão precisar de muletas”
“As doações desta semana integram uma programação desenvolvida desde o início do ano, onde foram realizadas uma série de entregas em associações e órgãos municipais na capital e no interior. No total, a ação de fortalecimento voltada para a pessoa com deficiência no Estado de Alagoas, atendeu 33 instituições, possibilitando mais acessibilidade e inclusão”, destacou o superintendente de Políticas para os Direitos da Pessoa com Deficiência, Humberto Santos.
Confira o programa especial Caiu no Enem
No próximo domingo, haverá nova edição do programa
por Agência Brasil – Brasília
Pelo oitavo ano seguido, os veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitiram o programa multiplataforma. A produção pôde ser acompanhada na telinha pela TV Brasil, nas redes sociais do canal, na Rádio MEC AM, na Rádio Nacional AM e OC e no site da Agência Brasil. O conteúdo também foi transmitido pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).
Enem 2022
Neste domingo (13), os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia e sociologia.
Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Enem. Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os estudantes também fizeram o exame de linguagens, códigos e suas tecnologias. Foram 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol. Os participantes ainda escreveram uma redação. Ao todo, foram cinco horas e meia para entregar o cartão de respostas.
No próximo domingo (20), as provas serão de matemática, com 45 questões, e de ciências da natureza, também com 45 questões, abrangendo disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova é de cinco horas.
Plataforma Questões Enem
A EBC também oferece um sistema que reúne as provas aplicadas no Enem desde 2009. A plataforma gratuita Questões Enem permite que os estudantes testem seus conhecimentos.
O interessado pode escolher diferentes áreas de conhecimento para aferir o resultado de seus estudos. O banco seleciona questões de maneira aleatória para que o aluno possa resolvê-las. A página busca ajudar os candidatos ao facilitar o acesso e familiarizá-los comas mais recentes abordagens da avaliação.
A plataforma grava quais questões o estudante já respondeu e cria um teste personalizado a cada acesso. As informações fornecidas no preenchimento de cadastro de usuário não são repassadas a terceiros pela EBC, conforme a política de privacidade.