/Projeto do Detran/AL é destaque no Simpósio Internacional Trânsito Seguro na Bahia

Projeto do Detran/AL é destaque no Simpósio Internacional Trânsito Seguro na Bahia

Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), implantado desde 2016 em Alagoas, foi apresentado como projeto de sucesso durante evento

por Lays Peixoto – Agência Alagoas

Simpósio teve como objetivo discutir estratégias voltadas à redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito com ênfase na região Nordeste – Foto: Divulgação

Com o propósito de disseminar a experiência de projetos implantados no Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), que se tornaram referência nacional e impactaram na redução do índice de acidentes com motociclistas, a autarquia participou do Simpósio Internacional Trânsito Seguro, que ocorreu na Bahia.

Promovido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o evento teve como principal objetivo discutir estratégias voltadas à redução das mortes e lesões por acidentes de trânsito, com ênfase na região Nordeste, apresentando experiências nacionais e internacionais.

No Brasil, onde motociclistas predominam entre as vítimas fatais no trânsito há mais de uma década, os traumatismos sofridos por eles em 2016 representaram 55% dos custos das 200 mil internações por acidentes de transporte terrestre registradas pelo SUS. A situação é particularmente crítica na região Nordeste, que detém as mais altas taxas de mortalidade de usuários de motos em acidentes no país.

A partir do tema “Prevenção de Acidentes com Motos: Inovar poupando os recursos da saúde pública: um caso de sucesso em Alagoas”, o chefe de Educação para o Trânsito do Detran/AL, Antônio Monteiro, ministrou palestra apresentando as ações de educação, fiscalização e engenharia promovidas no estado. Ele expôs os resultados alcançados com o Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), desde a sua implantação, em 2016, ressaltando a utilização eficiente dos recursos púbicos em ações de prevenção aos acidentes de trânsito.

Segundo Monteiro, é fundamental essa troca de experiência com outros estados, uma vez que a preservação de vidas, além de poupar o sofrimento de diversas famílias, beneficia a sociedade como um todo, trazendo um ganho para o Estado a nível social e financeiro.

“A ideia da palestra foi mostrar que a gente se preocupa em buscar recursos. Queremos apontar que, através da prevenção, você consegue economizar o dinheiro público e investi-lo em outras áreas. Hoje, o custo do acidente de trânsito representa mais de 60 bilhões de reais ao ano, quase 60% dos custos dos hospitais no país, e são mortes e situações evitáveis”, explica.

Para o diretor-presidente do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, é importante ter uma equipe de técnicos que desenvolvam projetos que estão trazendo resultados positivos para Alagoas e que também sejam exemplos para outros estados da federação, como foi para o estado Bahia.

“Nossos servidores são extremamente competentes e estão sempre pensando em soluções que vão contribuir com a redução do índice de acidentes no trânsito, e esse foi o caso do PSVM. Aqui em Alagoas, adotamos o programa em diversos municípios e fazemos um trabalho contínuo para expandi-lo e envolver escolas, universidades e a sociedade civil nesse trabalho”, enfatiza.

No período da tarde, Monteiro também foi o facilitador/moderador do grupo encarregado das propostas relacionadas às medidas de educação e comunicação propostas para a redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito.