/Mais de 2 mil igrejas são fechadas na Angola e outras mil devem ser fechadas ainda em novembro

Mais de 2 mil igrejas são fechadas na Angola e outras mil devem ser fechadas ainda em novembro

Por Roberta Lopes

 (Foto: Africa Feeds/ Reprodução Portas Abertas)

Por conta de uma nova lei que regulamenta a liberdade religiosa na Angola, mais de 2 mil igrejas já foram fechadas e mais de mil poderão ser fechadas ainda no mês de novembro.

Em agosto deste ano o governo da Angola sancionou uma lei que regulariza o exercício da atividade religiosa no país. Com essa lei foi criado também mecanismos para criação, modificação e extinção de instituições religiosas.

Sob alegações de “irregularidades”, o governo local conseguiu listar ao menos 84 mil igrejas que não cumprem todos os requisitos determinados pela nova legislação, segundo informou o The East African. Outras 1106 denominações estão esperando por reconhecimento para não serem fechadas.

O governo deu um ultimato de 30 dias para que essas regularizem suas operações ou serão fechadas. Além disso, outras 2006 igrejas já foram fechadas.

“O número de igrejas ilegais no país chegou a 4 mil. Todas as igrejas ilegais têm até o próximo mês para mudar seus status”, disse diretor para assuntos religiosos, Francisco de Castro Maria, em entrevista ao Jornal de Angola.