/Seminário promove avaliação final de pesquisas sobre o SUS em Alagoas

Seminário promove avaliação final de pesquisas sobre o SUS em Alagoas

Trabalhos de 20 pesquisadores estão sendo avaliados pelo PPSUS, que serve serve como ferramenta de estudo da realidade local

por Fabiano Di Pace – Agência Alagoas

(Pesquisas avaliadas pelo PPSUS propões soluções para questões relacionadas à prestação de serviços em saúde – Fotos: Olival Santos)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) deu início, nesta terça-feira (30), ao Seminário de Acompanhamento e Avaliação Final do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O evento, realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), segue até esta quarta-feira (31) no auditório do Maceió Mar Hotel, em Ponta Verde.

O seminário realiza a apresentação final das pesquisas aprovadas na edição de 2016. Segundo a coordenadora do setor de ciência e tecnologia da Sesau, Ivana Pita, todas as pesquisas aprovadas tiveram sua aplicabilidade na assistência como norteadores para os estudos.

“O PPSUS atua como uma importante ferramenta da assistência prestada, realizando estudos sobre a realidade local e propondo soluções”, explicou Ivana.

No primeiro dia dos trabalhos, o seminário contou com a presença da Coordenadora Nacional do PPSUS do Ministério da Saúde, Marge Tenório, que ressaltou a importância do investimento em pesquisa para o avanço da assistência na saúde alagoana. “Alagoas tem se destacado na produção científica e parcerias entre diferentes órgãos”, disse a coordenadora, classificando a parceria como “o caminho à ampliação e construção do saber cientifico”.

Representando o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o secretário executivo de Ações de Saúde, Paulo Teixeira, ressaltou a importância do investimento em pesquisa. “A gestão estadual de saúde tem se destacado como grande incentivadora da ciência, especialmente em sua aplicação direta na saúde e bem-estar de nossa população”, ressaltou.

Uma das pesquisas apresentadas foi a da professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Isabela Monlleó, intitulada “Consolidação de estratégia para referência e contra referência de pacientes com fendas orais no SUS em Alagoas”.

A pesquisadora reforçou o papel do PPSUS no financiamento de pesquisas voltadas para a realidade dos usuários do SUS. “É essencial para a comunidade acadêmica buscar resultados, junto à população, para a evolução da assistência à saúde e o bem-estar de todos”, finalizou.