/Novos monitores e cardioversores são entregues ao HGE e Ambulatórios

Novos monitores e cardioversores são entregues ao HGE e Ambulatórios

Unidade hospitalar ainda foi contemplada com reformas no Setor de Ultrassonografia

por Thallysson Alves

(Monitores têm por função apresentar ao profissional os parâmetros importantes para o controle do estado de saúde do paciente – Foto: Thiago Henrique)

Os cinco Ambulatórios 24 Horas de Maceió e o Hospital Geral do Estado (HGE) receberam na quarta-feira (4) onze monitores multiparâmetros e doze cardioversores. Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde (MS), graças à articulação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Eles fazem parte de um lote de 30 monitores e 20 cardioversores. Também foram contemplados com os equipamentos os hospitais do interior e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM).

Somente no HGE e Ambulatórios 24 Horas, a média mensal de atendimentos supera a marca de 40 mil, conforme dados disponibilizados pelas próprias unidades. Desse modo, o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, acredita que os novos aparelhos contribuirão com o melhor atendimento e representam a busca do Governo do Estado em também investir nas unidades em funcionamento.

“É nossa vontade dar prioridade às prioridades dos alagoanos. Prova disso é que a saúde tem recebido grandes investimentos, de proporção nunca vista nas últimas décadas. O Hospital da Mulher, Metropolitano e duas novas UPAs [Unidades de Pronto Atendimento] serão entregues à população da capital. No interior, serão construídos hospitais regionais nas cidades de Porto Calvo, União dos Palmares e Delmiro Gouveia. São as respostas que temos dado a confiança depositada no serviço público, que deve ser comprometido em fazer o bem às pessoas”, salientou o gestor.

Monitores têm por função apresentar ao profissional os parâmetros importantes para o controle do estado de saúde do paciente

De uma só vez foram contemplados os Ambulatórios Assis Chateaubriand (Tabuleiro dos Martins), João Fireman (Jacintinho), Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Dom Miguel Fenelon Câmara (Chã da Jaqueira) e Noélia Lessa (Levada). Juntos eles oferecem atendimentos intermediários entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade, esta de competência do HGE.

“Os monitores têm por função apresentar ao profissional os parâmetros importantes para o controle do estado de saúde do paciente; e os cardioversores são indicados na monitoração dos batimentos cardíacos e utilizados na produção de choques elétricos em caso de parada cardiorrespiratória”, afirmou a diretora do Ambulatório Assis Chateaubriand, Eva Rodrigues.

Para a gerente do HGE, Marta Mesquita, é preciso que os gestores façam diferente para alcançar resultados melhores. “O HGE tem muitos monitores e cardioversores, mas é sempre bom contarmos com novos equipamentos, com tecnologias mais avançadas. Todos os dias nós assumimos desafios, que são cumpridos com afinco, na vontade de oferecer para a população serviços de qualidade, que já são reconhecidos pelos nossos usuários”.

Também no HGE foi concluída a reforma da sala de ultrassonografia, cujo espaço ganhou pintura, higienização e readequações na estrutura elétrica e no mobiliário. Esse investimento faz parte do pacote de reformas promovida pela gerência do maior hospital público de Alagoas, em parceria com a Sesau, que já contemplou toda a Área Vermelha, recepção e consultórios da Área Azul, Área Amarela e Pediatria.

Monitores têm por função apresentar ao profissional os parâmetros importantes para o controle do estado de saúde do paciente

Vale recordar que recentemente foi inaugurada no HGE a nova Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), com seis leitos, que desde o fim da antiga Unidade de Emergência era promessa não cumprida às tantas crianças com doenças que necessitavam de acompanhamento semi-intensivo. Ela agora junta-se as também novas unidades de hemodinâmica, traumato-ortopedia e AVC.